Conteúdo Principal

Conselho Nacional de Casas Militares fortalece sua atuação com nova reunião em Minas Gerais

Submitted by 01887423605 on
Encontro enfatiza o estreitamento de laços, o alinhamento estratégico e o uso de tecnologias na segurança institucional
Publicado em:
Representantes do Conselho Nacional de Casas Militares

O Gabinete Militar do Governador de Minas Gerais sediou, mais uma vez, a reunião do Conselho Nacional de Casas Militares, realizada no Gabinete Militar do Governador de Minas Gerais, Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, na última segunda-feira (30/6). O evento promoveu o fortalecimento e o alinhamento das Casas Militares de diversos estados da federação, com foco na integração de práticas, no uso de novas tecnologias e na troca de experiências voltadas à segurança e à governabilidade de autoridades públicas em todo o país.

A condução da reunião ficou a cargo do coronel Luiz Carlos de Alencar, Vice- Presidente do Conselho Nacional das Casas Militares e Secretário-Chefe do Estado da Casa Militar de Goiás, que agradeceu o apoio das demais Casas Militares no intercâmbio de ideias e na representatividade dos estados.

Durante a reunião, foram discutidos temas como a gestão de riscos em missões de segurança e proteção, bem como o uso de tecnologias e os resultados exitosos já alcançados por algumas unidades. Um dos destaques da pauta foi o uso de inteligência artificial para reconhecimento facial em ações de segurança. 

O tenente-coronel Douglas Rodrigues Mendonça, superintendente de Segurança e Inteligência do Gabinete Militar do Governador de Minas Gerais, destacou a tecnologia como aliada em momentos de proteção, tanto em grandes eventos quanto em reuniões institucionais de menor porte. 

Na sequência, os representantes das Casas Militares compartilharam informações sobre suas realidades locais, abordando temas como logística, desafios operacionais e boas práticas, proporcionando um ambiente de aprendizado mútuo.

“Isso é importante, esse diálogo aqui das Casas Militares, que a gente pode padronizar com tantas coisas. Claro que algumas realidades são diferentes de outras, mas a gente pode ter muitos exemplos bons aqui, que podemos aproveitar nas nossas Casas Militares”, destacou o coronel Alexandre Gonçalves Viana, Secretário-Subchefe da Casa Militar do Estado de Rondônia.

Encerrando a programação, os presidentes das Casas Militares prestigiaram a formatura do 4º Curso de Segurança e Proteção de Autoridades (CSPA), realizada também na Cidade Administrativa. A solenidade contou com a presença do vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, além do chefe do Gabinete Militar do Governador, coronel Paulo Roberto Bermudes Rezende.

Anfitrião do encontro, o coronel Rezende finalizou a reunião reafirmando os principais pontos debatidos e agradecendo a presença dos representantes de outros estados. 

Ele ressaltou a importância das Casas Militares como estruturas estratégicas dentro dos governos estaduais: “nosso papel enquanto agentes de proteção e segurança visa a garantia da governabilidade e efetividade da soberania popular, essenciais para manutenção do estado democrático de direito.  Esse alinhamento entre os estados em muito contribui para o sucesso de nossas ações em grandes eventos e também na segurança das autoridades em compromissos oficiais de rotina”. 

Compartilhe via: