Obter doação de livros para bibliotecas públicas e comunitárias

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais - Secult, por meio da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas faz doação de itens de acervo às bibliotecas públicas municipais e comunitárias que estejam cadastradas no Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas. O acervo doado é proveniente de repasses feitos à Secult como contrapartida de obras produzidas por projetos de leis de incentivo estadual e federal, doações feitas por editoras e autores independentes, e pelas doações feitas à Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, que não foram incorporadas ao acervo, por serem duplicatas. O kit é composto de aproximadamente 500 itens.

Solicitar repasse de livros

Enviar à Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas um ofício assinado pelo prefeito ou pelo responsável pela biblioteca comunitária solicitando a doação de acervo para compor o acervo da biblioteca pública municipal.

O ofício pode ser enviado pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI) ou por correspondência física. Caso o ofício seja enviado pelo SEI, seguir etapas 2 e 3.

Ofício assinado pelo prefeito ou responsável pela biblioteca comunitária.

Ou

Peticionameno SEI - SECULT - Solicitação de Repasse de itens Bibliográficos

Endereço para correspondência: Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas A/C: Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Praça da Liberdade, 21 - 3º andar – Funcionários CEP 30140-010 - Belo Horizonte - MG.

Realizar cadastro no Sistema Eletrônico de Informações (SEI)

Etapa apenas para o município ou instituição que não esteja cadastrado no SEI. Siga as orientações para realizar o cadastro de usuário externo no link abaixo.

Peticionar Processo no SEI

Realize o peticionamento eletrônico no SEI ( link abaixo), selecionando a opção SECULT - Solicitação de Repasse de itens Bibliográficos.

Ofício de solicitação assinado pelo prefeito.

Prefeituras e instituições mantenedoras de bibliotecas comunitárias.