Criar/Recuperar conta Gov.br

Conteúdo Principal

O que é?

A conta gov.br é o métono utilizado para acessar o MG App e Cidadão MG para ter acesso aos serviços digitais do estado de Minas Gerais. Além disso, por meio do mesmo login e senha, você também poderá acessar diversos serviços do governo federal, como a carteira de trabalho digital, o seguro desemprego e o INSS. Com o cadastro da sua conta gov.br, o governo conseguirá te identificar quando solicitar algum serviço público digital, com mais segurança, praticidade e precisão.

Etapas, custos e documentos

1
Acessar a página para criar sua conta gov.br

Você pode criar sua conta pelo MG App, Cidadão MG, pelo aplicativo do governo federal ou pelo site do governo federal.

Se estiver no MG App, no Cidadão MG ou no aplicativo do governo federal, na tela inicial, clique no botão "Entrar com gov.br". Se estiver no site, clique no botão "Entrar". 

Digite seu CPF e clique em “Continuar”.  Após ler e concordar com o Termo de Uso e Política de Privacidade, clique em "Sou humano" e, em seguida, em "Continuar".

Selecione uma opção de cadastro e preencha as informações necessárias.

 

Documentação

CPF.

Valor

Gratuito.

2
Recuperar a senha do gov.br

Se ao tentar criar sua conta mas percebeu que já existe uma conta GOV.BR no seu CPF e você:
✔️ não sabe a senha
✔️ não se lembra de já ter se cadastrado
✔️ não reconhece o e-mail ou o telefone cadastrado

Você pode usar uma das opções abaixo para recuperar seu acesso:

  • E-mail ou Celular: se você possui acesso ao email ou telefone cadastrados na sua conta, basta escolher uma dessas opções, informar o código recebido e cadastrar sua nova senha.
  • Validação Facial: baixe o app gov.br no seu celular e utilize-o para ler o QR code gerado. Você será direcionado para fazer o reconhecimento facial. Depois disso, é só cadastrar a nova senha.
  • Bancos Credenciados ou Internet Banking: a recuperação por bancos é segura, pois você fará o login no ambiente do banco e após logar, poderá cadastrar a nova senha. A opção de internet banking ocorre da mesma forma, mas você recebe uma senha temporária para acessar o gov.br. Essa senha deverá ser alterada assim que você acessar sua conta.

Para ver o passo a passo detalhado da recuperação de senha, clique aqui.

3
Entrar em contato com a Central de Atendimento Gov.br

Se nenhuma das opções de recuperação de senha de acesso ao gov.br for válida para você, entre em contato com a Central de Atendimento por aqui.

Após preencher ao formulário, você receberá um e-mail com o número de protocolo de atendimento. E as orientações serão enviadas para o mesmo e-mail no prazo de até 3 dias.

Quanto tempo leva?

Imediato

Quem pode utilizar este serviço?

Qualquer cidadão brasileiro ou estrangeiro que tenha registro na base de dados do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Legislação

Decreto nº 8.936, de 19 de Dezembro de 2016.

Dúvidas frequentes

Acesse as perguntas frequentes do Login Único.

Em caso de dúvidas e problemas de login com o Gov.br, acesse https://portaldeservicos.economia.gov.br/atendimento/ para obter ajuda.

Para alterar dados cadastrais, como o nome e e-mail, sugerimos que acesse https://acesso.gov.br/, faça o login, clique no menu "Dados básicos" e faça a alteração. 

Se persistir as dúvidas sobre o acesso à conta Gov.br, acesse o atendimento por videoconferência aqui.

Outras informações

O MG app passou por algumas mudanças, visando melhorar a experiência do cidadão no acesso aos serviços públicos digitais. Em função disso, o login próprio do MGapp Cidadão, MGapp Empresas e Cidadão MG foi desativado e agora utilizamos somente o Acesso Gov.br, login único do governo federal.

Cada serviço público exige um nível de segurança diferente. Assim, para acessar alguns serviços você precisará apenas dos seus dados básicos. Para acessar outros, você precisará de uma conta maior nível de segurança, como as contas prata e ouro. Você pode aumentar o nível de sua conta usando o aplicativo gov.br e seguir as orientações por lá, e pode também logar na sua conta gov.br e aumentar o seu nível em "Selos de Confiabilidade".

Atualizado em: