Agendar consulta e pesquisa no acervo da biblioteca do Iepha-MG

O acervo é constituído pela documentação técnica produzida e recebida pelo Instituto. Nele podem ser consultados mapas, dossiês de tombamento, relatórios de projetos e obras, fotografias, plantas, fitas de vídeo e slides, além de títulos nas áreas de patrimônio cultural, história de Minas e do Brasil, história da arte, arquitetura, artes plásticas, publicações seriadas, revistas avulsas e folhetos.

A Biblioteca reúne, ainda, um número significativo de registros de matérias publicadas nos veículos de comunicação, com informações sobre bens culturais mineiros, aspectos históricos dos municípios e outros temas.

Agendar consulta e pesquisa no acervo da Biblioteca - Gerência de Documentação e Informação

1- Enviar e-mail à gdi@iepha.mg.gov.br, no e-mail o solicitante deve fornecer os seguintes dados: 'Nome completo, endereço eletrônico (e-mail), endereço físico (residencial ou comercial), motivo da pesquisa; instituição a que pertence e vínculo; material a ser consultado

Após o envio do e-mail pelo solicitante à Gerência de Documentação e Informação (GDI), caso exista no acervo o material solicitado e disponível, o solicitante receberá por este e-mail um formulário conforme o tipo de demanda a ser preenchido que deverá ser devolvido à GDI para que ela possa emitir a guia (DAE) a ser paga (em caso de reprografia documental) e encaminhará ao e-mail informado pelo solicitante no formulário. Em caso apenas de consulta ao acervo para pesquisa, o solicitante receberá e-mail informando sobre disponibilidade do material de consulta.

Devido à pandemia COVID-19 o atendimento presencial está sendo limitado o número de visitantes, o cidadão deverá fazer seu agendamento prévio  por meio do e-mail gdi@iepha.mg.gov.br.

O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

Fazer cópia reprográfica documental - Documentação ICMS, Processos de Tombamento etc

- nome do município;
- nome do bem cultural, quadro ou a denominação do conjunto documental (ex: inventário)
- ano de exercício;
- endereço da Prefeitura Municipal,   da Consultoria, ou da residência (em caso de pessoa física), com o respectivo telefone de contato;
- número do CNPJ ou do Cpf (em caso de pessoa física);

'- Após o recebimento do e-mail com os dados, será enviado ao solicitante um DAE (Documento de Arrecadação Estadual), contendo o número de cópias que serão reproduzidas e o valor a ser pago pelas mesmas;

- O DAE deverá ser pago em banco ou casa lotérica, fotografado/escaneado e enviado para o e-mail da GDI. Só após o recebimento da confirmação do pagamento, os documentos serão reproduzidos;

O prazo de reprodução é de cinco (05) dias úteis, a contar da data de recebimento do DAE. Esse prazo pode ser estendido por mais alguns dias, dependendo do volume de reproduções no período, pois o IEPHA conta apenas com uma copiadora.

- Logo que seja finalizada a reprodução, o solicitante será avisado e deverá providenciar a retirada do material.

- As cópias devem ser retiradas na GDI, pois o IEPHA/MG não faz entregas por via postal.

- Não havendo retirada das cópias após três (3) e-mails, a GDI poderá descartá-las.

Todos (cidadão, empresas, municípios, agentes culturais, pesquisadores, etc)