Você está aqui:

Verificar taxímetro

Atualizado em 05/12/2018 às 10:50

O que é

O Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) realiza a verificação periódica dos taxímetros para certificar se o preço registrado pelo equipamento corresponde, com base na distância e no tempo gasto, ao trajeto percorrido pelo carro. A verificação abrange também a análise das condições gerais dos veículos, como a rolagem e rodagem dos pneus e do taxímetro (tarifa, lacres entre outros).

 

Quem pode utilizar este serviço?

Todo portador de Táxi que tenha instalado o Taxímetro no veículo e no município onde foi legalizado e decretado a utilização do instrumento.

Órgão responsável

Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais - Ipem

Etapas para realização deste serviço

1
Verificação

Nos municípios onde o poder público realizou reajuste nas tarifas, primeiramente os taxistas devem comparecer a uma das oficinas credenciadas ao Ipem-MG/Inmetro para alterar a tarifa. Posteriormente, devem dirigir-se para os ensaios metrológicos na pista, no qual é verificado se o preço registrado pelo taxímetro corresponde, com base na distância e no tempo gasto, ao trajeto percorrido pelo carro.

Nos municípios em que não houve alteração do valor da tarifa de táxi, só é necessário comparecer a oficina credenciada o veículo que precisar fazer algum tipo de reparo no taxímetro.

A verificação abrange também a análise das condições gerais dos veículos, como a rolagem e rodagem dos pneus e do taxímetro (tarifa, lacres entre outros).

Documentação

Certificado do veículo (CRLV).
Último certificado de verificação metrológica, alvará/permissão do taxista.
Guia de Recolhimento da União (GRU) paga.

Valor

R$ 52,18

Quanto tempo leva?

O serviço leva em média 25 minutos

 

Legislação

Portaria Inmetro 201/2002

Unidades onde o serviço é prestado