Verificação de medidas de capacidade utilizadas em postos de combustiveis

Atualizado em 07/12/2018 às 15:03

O Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) realiza a verificação em medidas de capacidade de 20 litros utilizadas nos postos de combustíveis, capazes de comprovar se a quantidade marcada pela bomba medidora está correta.

A verificação pode ser realizada nos postos de combustíveis ou em uma das 13 unidades regionais do Ipem-MG: Belo Horizonte, Caratinga, Curvelo, Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Patos de Minas, Passos, Pouso Alegre, Uberaba, Uberlândia e Varginha.

A verificação deve ser realizada a cada 12 meses ou sempre que necessário. Devido ao grande manuseio na medida de capacidade, ela pode sofrer alterações nas escalas e nos lacres, o que pode afetar sua confiabilidade.

Detentores de medida de capacidade, bem como donos de postos de combustiveis.

Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais - Ipem

Verificação de medidas de capacidade

A verificação pode ser feita nos postos de combustíveis no momento das fiscalizações das bombas medidoras ou nas regionais do Ipem-MG.

Para realizar a verificação das medidas, técnicos do Instituto enchem a medida padrão do órgão com água até 20 litros. Posteriormente, esses 20 litros são despejados na medida do detentor do instrumento para certificar se o valor coincide com a medida padrão utilizada pelo Ipem-MG.

No caso da aprovação do instrumento, ele recebe um lacre do Ipem-MG, a etiqueta de verificação e o Certificado de Verificação Metrológica. Caso reprovado, o solicitante receberá uma notificação e terá prazo de até 15 dias para providenciar os devidos reparos no instrumento e levá-lo para uma nova verificação.

CPF ou CNPJ

R$ 20,40 por instrumento

Verificação do instrumento nas regionais

Basta ao solicitante encaminhar o instrumento a ser avaliado a uma das unidades de atendimento do Ipem-MG. Não é necessário o agendamento prévio.

CPF ou CNPJ

R$ 20,40 por instrumento

25 minutos em média.

Legislação

O procedimento de verificação obedece à norma NIE-DIMEL Nº 044, de agosto de 2003, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).