Utilizar o Carro Biblioteca
O que é
O Carro-Biblioteca é um veículo que tem como objetivo funcionar como uma biblioteca móvel e percorrer bairros de Belo Horizonte com ausência de bibliotecas ou outros equipamentos culturais. É capaz de acondicionar um acervo de 3.500 livros dos mais variados assuntos, entre auto-ajuda, religião, filosofia, biografias, enciclopédias, dicionários, periódicos (revistas e jornais), entre outros, com ênfase em obras de literatura para crianças, jovens e adultos. Os serviços ao leitor podem ser: o empréstimo domiciliar de até 4 livros e 3 revistas por 14 dias, o auxílio à pesquisa com orientações para consultar o acervo informativo, e ainda o serviço de consulta local às obras disponíveis. O Carro-Biblioteca deve permanecer em cada bairro por no máximo 5 anos. Atualmente, o Carro-Biblioteca está disponível para atender em cinco bairros, de segunda a sexta-feira, de 9:30 às 12:30 h:
Quem pode utilizar este serviço?
Os moradores dos bairros e das comunidades vizinhas aos pontos de parada do Carro-Biblioteca.
Órgão responsável
Etapas para realização deste serviço
Caso tenha interesse em utilizar o Carro Biblioteca, verifique os endereços nos Canais de Prestação, abaixo.
Documentação
• Carteira de identidade ou certidão de nascimento,
• Comprovante de endereço
• Menores de 16 anos devem se inscrever acompanhados dos pais ou responsáveis, ou apresentar autorização por escrito em formulário fornecido pela equipe do Carro-Biblioteca
Canais de Prestação
Presencial
• Segunda-Feira: Conjunto Teixeira Dias (Rua Antônio Teixeira Dias, nº 16)
• Terça-Feira: Nova Pampulha (Igreja da Paróquia Imaculada Conceição - Avenida A, n º 300)
• Quarta-feira: Vale do Jatobá (Av. Senador Levindo Coelho, 2280 - Centro Esportivo do Vale do Jatobá)
• Quinta-feira: Conjunto Ribeiro de Abreu (Rua Serra dos Órgãos, esquina com Rua Serra do Cipó - próximo ao centro de saúde)
• Sexta-Feira: Minas Caixa (Rua Walfrido Teixeira Simões, 200 - ao lado da Escola Estadual Cel. Manoel Soares do Couto)
9h30 às 12h30
Quanto tempo leva?
- Quanto tempo posso ficar com os livros?
O prazo para o empréstimo de livros e revistas é duas semanas, renovável por mais duas semanas.
Dúvidas frequentes
- Existe taxa de inscrição?
A inscrição no Carro-Biblioteca é gratuita.
- Quem pode utilizar este serviço?
Os moradores dos bairros e das comunidades vizinhas aos pontos de parada do Carro-Biblioteca.
- Quanto tempo posso ficar com os livros?
O prazo para o empréstimo de livros e revistas é duas semanas, renovável por mais duas semanas.
- A carteira do Carro-Biblioteca vale também para a sede da Biblioteca Pública na Praça da Liberdade?
Sim, desde que o total de livros emprestados não ultrapasse o máximo de 4 livros.
Unidades onde o serviço é prestado
Município | Unidade |
---|---|
Belo Horizonte | Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais |
Belo Horizonte | Carro Biblioteca |