Você está aqui:

Solicitar visita na Biblioteca para contação de histórias.

Atualizado em 09/11/2018 às 10:35

O que é

O Setor Infantojuvenil da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais atende visitas de crianças e adolescentes das redes pública e particular de ensino, de projetos sociais e demais interessados em conhecer o espaço e participar da Hora do Conto e da Leitura, atividade de incentivo à leitura que envolve narração e leitura de histórias, contos, poesia, além de música e contato com os livros.

Quem pode utilizar este serviço?

Crianças e adolescentes de escolas públicas e particulares de Belo Horizonte e região metropolitana ou de outras cidades mineiras, de projetos sociais e demais interessados.

Órgão responsável

Secretaria de Estado de Cultura - SEC

Etapas para realização deste serviço

1
Agendar visita

Para agendar visita, ligar no telefone abaixo ou enviar e-mail (infantil.sub@cultura.mg.gov.br).

Obs: O solicitante irá receber um formulário com objetivos da visita que deverá ser preenchido.

Documentação

- Formulário que o Setor Infantojuvenil encaminha para as escolas que solicitam às visitas.

Valor

Gratuito.

Canais de Prestação

Presencial

A solicitação para visita escolar pode ser realizada presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Telefone

(31) 3269-1220

Email

infantil.sub@cultura.mg.gov.br
2
Preencher avaliação

Preencher avaliação do serviço, no ato da visita.

Documentação

Formulário de avaliação que é entregue ao professor responsável pelos alunos, no dia da visita.

Valor

Gratuito.

Canais de Prestação

Presencial

Escola atendida.

Quanto tempo leva?

A visita tem a duração de 60 a 90 minutos.

Legislação

Não há.

Outras informações

Os interessados devem agendar previamente a visita.

Informações: (31) 3269-1220.  
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e em sábados alternados com início no primeiro sábado do mês, das 8h às 12h.  
Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais - Praça da Liberdade nº 21 - Funcionários – CEP 30140-010

Dúvidas frequentes

Qual é o horário de funcionamento do Setor Infantojuvenil? Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e, aos sábados, das 8h às 12h, normalmente no 1º, 3º e 5º sábado do mês.

Quais documentos são necessários para fazer a carteira da Biblioteca para empréstimo de livros? Carteira de identidade ou Certidão de nascimento, comprovante de residência (últimos 60 dias), e, em caso de menores de 16 anos desacompanhados, faz-se necessário apresentar o termo de autorização para confecção da carteira assinado por um dos pais ou responsável, além de uma contribuição de R$3,00.

A partir de qual idade pode-se fazer a carteira da Biblioteca? A carteira pode ser feita por pessoas de todas as idades.

Qual o prazo de empréstimo? O leitor poderá fazer o empréstimo de 3(três) livros por um prazo de 14(quatorze) dias. Será permitida a renovação do empréstimo, dependendo do tipo de obra, por mais 14 (quatorze) dias, pessoalmente ou pela Internet.

Como se tornar sócio da Associação de Amigos da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais - SABE? A Associação de Amigos da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – SABE é uma entidade privada e sem fins lucrativos, constituída em 1996 com o objetivo de apoiar as atividades da Biblioteca e promover a cultura em geral, com ênfase ao fomento da leitura e difusão da literatura. Nos últimos anos a SABE vem apoiando dezenas de atividades, dentre elas, palestras, cursos, seminários, oficinas, hora do conto e da leitura e apresentou, em editais de lei de incentivo, projetos de modernização da biblioteca.

Para se tornar oficialmente um “amigo da biblioteca”, basta apresentar a carteira de identidade, comprovante de endereço (últimos 60 dias), e uma contribuição de R$35,00 ao ano. O usuário SABE têm empréstimo especial de livros, podendo retirar emprestados 5(cinco) livros por um prazo de 21 (vinte e um) dias, além de participar de sorteios e receber descontos nos cursos e workshops.

O Setor Infantojuvenil oferece acesso à Internet? O Setor Infantojuvenil oferece a seus usuários, crianças e adolescentes, um serviço gratuito de acesso à Internet com fins de informação, estudo ou pesquisa. Não é permitido acessar serviços de chat, jogos, nem páginas com conteúdos ilícitos. Este serviço é restrito a usuários cadastrados na biblioteca, sendo necessária a apresentação da carteira de leitor.

O que fazer em caso de extravio ou dano de livro? Se houver extravio ou dano do livro emprestado é obrigatória a reposição com título igual. Em caso de edição esgotada, a reposição deve ser feita com livro de assunto e valor equivalente ao extraviado, conforme indicação do Setor Infantojuvenil da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. O extravio do livro não isenta o usuário do pagamento de multas por atraso.

Unidades onde o serviço é prestado