Solicitar a Elaboração de Projetos para Acesso ao Crédito Rural

Atualizado em 18/07/2019 às 14:32

O produtor rural pode ter acesso ao crédito rural para incremento de sua estrutura produtiva por meio do técnico da EMATER-MG que identifica, dentre as linhas de créditos existentes, a mais adequada e elabora projeto técnico para captação desse recurso, compreendendo a análise de viabilidade técnica e econômica do projeto. O Técnico atua ainda como correspondente bancário que faz o acolhimento das propostas de custeio e investimento do Pronaf - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar no Portal de Crédito do Banco do Brasil, proporcionando ao agricultor familiar maior comodidade e agilidade na obtenção do crédito.

Qualquer produtor rural.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais - Emater

Procurar o Agente Financeiro

Produtor procura a agência mais próxima do Agente Financeiro habilitado a operar com o crédito rural, para verificação do cadastro e do limite de crédito. Alguns Agentes Financeiros são: Banco do Brasil, Banco do Nordeste do Brasil, Sicoob, Caixa Econômica Federal e bancos privados.

Documentos pessoais (interessado, cônjuge e avalistas), comprovante de endereço e renda, documentos dos imóveis rurais, dentre outros que poderão ser solicitados.

Procurar a Emater-MG

Agricultor Famiiliar - Emater-MG verificará o enquadramento para emissão da DAP

Demais Agricultores - Emater-MG fará o levantamento patrimonial para atualização do cadastro junto ao Agente Financeiro

A mesma entregue ao Agente Financeiro

DAP - Gratuita

Levantamento patrimonial - Variável de acordo com as características do produtor e das atividades que ele desenvolve

Aguardar a elaboração do Projeto Técnico

Emater-MG elabora o projeto técnico para envio ao Agente Financeiro.

Orçamento dos itens de investimento que serão financiados.

De acordo com o Manual de Crédito Rural - MCR do Banco Central.

Contratar a operação

Produtor envia o projeto técnico ao Agente Financeiro para análise e contratação da operação.

OBS: A Emater-MG possui convênio de correspondente bancário agropecuário com o Banco do Brasil. Por meio desta parceria, a Emater-MG faz o acolhimento das propostas no portal de crédito do Banco do Brasil.

Projeto Técnico elaborado pela Emater-MG

Orçamentos dos bens a serem adquiridos

Verificar no Agente Financeiro

Dependerá da complexidade de cada projeto elaborado. O tempo médio para a elaboração do projeto é de 10 dias úteis, compreendendo desde a visita para levantamento de informações até a entrega do projeto confeccionado. O tempo médio para contratação da operação pelo agente financeiro é de 30 dias, variando em função da complexidade do projeto.

Banco Central do Brasil - https://www3.bcb.gov.br/mcr

A EMATER MG mantém escritórios em funcionamento em municípios conveniados com as Prefeituras Municipais

Município Unidade
Alfenas Unidade Regional