Você está aqui:

Solicitar 2ª via da CNH ou PPD

Atualizado em 27/02/2019 às 13:44

O que é

Serviço eletrônico para solicitar emissão da 2ª via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão para Dirigir (PPD).

Quem pode utilizar este serviço?

Condutores residentes em Minas Gerais.

Órgão responsável

Polícia Civil do Estado de Minas Gerais - PCMG

Etapas para realização deste serviço

1
Preencher o formulário

Preencha o formulário eletrônico abaixo e clique em "avançar".

Documentação

Carteira de Identidade ou documento equivalente (com CPF). 

Canais de Prestação

2
Escolher a forma de receber o documento

Caso seja residente de Belo Horizonte, escolha se deseja receber o documento pelos Correios ou retirar na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) da Praça Sete e clique em "Confirmar/Emitir Guia DAE".

3
Efetuar o pagamento do DAE

O Documento de Arrecadação Estadual (DAE) será emitido. Efetue o pagamento na rede bancária credenciada.

Valor

2ª via da CNH ou PPD: R$ 86,24.

4
Receber a CNH pelos Correios

A CNH será enviada ao endereço do condutor que consta no sistema do Detran-MG. Serão realizadas três tentativas de entrega, e caso o carteiro não seja atendido, a CNH será enviada para a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) da cidade. Caso o município não possua uma Unidade de Atendimento Integrado, a CNH ficará disponível na Delegacia de Trânsito do município.

5
Retirar a CNH na UAI

UNIDADE DE ATENDIMENTO INTEGRADO (UAI) - Praça Sete 

Para residentes de Belo Horizonte, a entrega da 2ª via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou 2ª via da Permissão para Dirigir (PPD) pode ser feita na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) da Praça Sete, em 24h contadas do pagamento do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) de requerimento da 2ª via, sem que haja qualquer tipo de cobrança extra pelo serviço, obedecidos os seguintes parâmetros:

  • No caso de pagamentos realizados de segunda a sexta-feira* até as 16h, a 2ª via da CNH/PPD estará disponível a partir de 12h do primeiro dia útil seguinte.
    *No caso de sexta-feira, a 2ª via da CNH/PPD estará disponível a partir das 12h da segunda-feira seguinte.
  • No caso de pagamentos realizados de segunda a sexta-feira após as 16h, a 2ª via da CNH/PPD estará disponível a partir das 10h do segundo dia útil seguinte, tendo em vista que o prazo de 24h se encerra no final da tarde ou na noite do primeiro dia útil, portanto, fora do horário de expediente bancário e/ou da UAI.
  • Para pagamentos realizados aos sábados e domingos, a 2ª via da CNH/PPD estará disponível a partir das 10h da terça-feira seguinte.
  • Quando houver feriado no dia seguinte ao que foi realizado o pagamento: - Para pagamento realizado até as 16h do dia útil anterior ao feriado, a 2ª via da CNH/PPD estará disponível a partir das 12h do primeiro dia útil seguinte. - Para pagamento realizado após as 16h do dia útil anterior ao feriado, as 24h serão contadas a partir do primeiro dia útil seguinte. - Para pagamento realizado no feriado, a 2ª via da CNH/PPD estará disponível a partir das 12h do segundo dia útil seguinte.
  • A 2ª via da CNH/PPD só será entregue em 24h se não tiver havido qualquer alteração em relação a ultima emissão. Caso necessite alterar dados ou adicionar nova categoria, a entrega continua a ser feita apenas pelos Correios.

Documentação

-> Retirada da CNH pelo proprietário:

  • Carteira de Identidade atualizada ou documento equivalente (com CPF) conforme a lei 12.037/2009 (original).

 -> Por parentes de 1º grau (pai, mãe, filho (a), marido e esposa):

  • Documento de identidade atualizado de quem irá retirar a CNH (original e cópia);
  • Documento de identidade atualizado do condutor (original e cópia);
  • Certidão de casamento, se for o caso (original ou cópia autenticada).

 -> Terceiros (sem parentesco direto):

A retirada da CNH está condicionada a análise prévia da Autoridade Policial. O representante deverá comparecer à sede do Detran-MG (se a CNH estiver em Belo Horizonte) ou à Ciretran do município, e apresentar:

  • Procuração pública lavrada em cartório (original ou cópia autenticada);
  • Documento de identidade original do procurador;
  • Cópia do documento de identidade do condutor.

Quanto tempo leva?

Se o interessado residir em Belo Horizonte e optar por retirar a CNH na UAI Praça Sete, o documento poderá ser retirado 24h após o pagamento do DAE.
Caso o interessado resida no interior de Minas ou opte por receber a CNH pelos Correios, o documento será entregue em até 10 dias úteis.

Legislação

Lei 9.503 de 23 de setembro de 1997.

Outras informações

  1. Condutores com CNH de outro estado deverão solicitar a transferência de prontuário antes de renovar a CNH. Acesse -> Transferência de Prontuário de Outros estados para Minas Gerais
  2. A 2ª via da CNH é emitida idêntica à anterior. Caso necessite incluir informações (atividade remunerada, cursos especializados...) ou alterar dados (nome, fotografia...), clique aqui.
  3. Acesse -> Bancos credenciados.

Sede do Departamento de Trânsito de Minas Gerais
Avenida João Pinheiro, 417, Boa Viagem – Belo Horizonte/MG – CEP 30.130-183

Telefone de Contato:
155 – Central de Atendimento

Acesse:

Unidades onde o serviço é prestado