Realizar Vigilância da qualidade da água para uso e consumo humano

Atualizado em 26/11/2018 às 16:48

Análise da qualidade da água destinada ao uso e consumo humano, realizada a pedido de órgãos da Vigilância Ambiental. O cidadão que necessitar solicitar o serviço pode acionar a Vigilância Ambiental de seu município ou Regional de Saúde, por telefone.

Podem ser feitos exames diversos, como análises microbiológicas da água para verificar a sua potabilidade (se é apropriada para beber) e a sua classificação (se é apropriada para banhos ou irrigação); para identificar fungos em água mineral; pesquisa de patógenos para esclarecer surtos de doenças que podem ser transmitidas pela água, análises para pesquisa da presença de metais e resíduos de pesticidas.

O prazo para envio do Laudo de Análise para o órgão de vigilância é de até 30 dias.

Acesse abaixo o Manual de Coleta de amostras. Mais informações na unidade de atendimento listada abaixo ou pelo Serviço de Atendimento ao Cliente da Funed (SAC) ou enviando mensagens por meio do fale conosco, disponível no site da Funed.

Fundação Ezequiel Dias - Funed

Realizar primeiro contato

Cidadão aciona o serviço de Vigilância Ambiental de seu Município

Quem solicitar a análise deve consultar a relação de documentos no Manual de Coleta.

Coletar material

Órgão do município realiza a coleta e leva até a Funed.

Funed entrega o laudo em até 30 dias.

Não se aplica

Até 30 dias

Não se aplica

Detalhes das etapas podem ser conferidas no Manual de Coleta disponível no site www.funed.mg.gov.br