Obter serviços de Inteligência de Dados

Conteúdo Principal

O que é?

A Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - Prodemge disponibiliza serviços de Inteligência de Dados, que incluem:

  • Desenvolvimento de solução de business intelligence, que consiste no desenvolvimento de sistema de informação, com a finalidade de apresentar informações a partir de dados extraídos de várias origens, que contribuem para a tomada de decisão e a gestão do negócio do cliente.
  • Manutenção de solução de business intelligence, processo que altera ou cria novas configurações, parâmetros, rotinas de processamento, códigos fonte, base de dados, condição de instalação ou interface de usuário em solução de business intelligence em produção.
  • Acesso de usuários às soluções de business intelligence que estão disponíveis para o Estado de Minas Gerais.
  • Produção de solução de business intelligence, que consiste na atualização periódica por meio do processo de extração, transformação e carga de dados (ETC).
  • Suporte técnico, apoio ao cliente no funcionamento e na avaliação de demandas específicas de business intelligence, desenvolvidas pela Prodemge e em ambiente de produção.
  • Capacitação em soluções de business intelligence, que consiste na liberação de acesso de alunos a cursos de soluções de business intelligence disponíveis na plataforma de ensino a distância da Prodemge.
  • Desenvolvimento e Manutenção Ágeis de Solução de Business Intelligence, que consiste no desenvolvimento e manutenção de soluções, com a finalidade de apresentar informações a partir de dados extraídos de várias origens, que contribuem para a tomada de decisão e a gestão do negócio do cliente.
  • Plataforma Data Lake, consiste na disponibilização e gestão da plataforma de data lake da Prodemge, na modalidade PaaS - Platform as a Service, contemplando ambiente para armazenamento e processamento de informações (dados, voz e imagem).
  • Serviços Especializados em Inteligência de Dados, que a partir da identificação das necessidades do cliente, propõem soluções, arquiteturas e plataformas,  por meio do uso das diversas tecnologias e modelos do universo do universo de inteligência de dados, com o objetivo de capturar, armazenar e transformar dados em informações e produtos.

Etapas, custos e documentos

1
Solicitar a proposta comercial

O cliente apresenta sua necessidade de serviços de Inteligência de Dados à Prodemge e solicita a proposta comercial, por meio eletrônico, telefone ou reunião presencial/virtual.

Documentação

• Petição pelo SEI.

• E-mail de solicitação do serviço.

Canais de prestação
2
Entregar a proposta comercial

A Prodemge elabora a proposta comercial, de acordo com a necessidade do cliente, e envia, por meio eletrônico, para sua avaliação. O cliente devolve a proposta comercial com suas considerações, caso necessário, também por meio eletrônico.

Canais de prestação
3
Assinar o contrato comercial

O cliente e a Prodemge estabelecem contrato comercial, com assinatura por meio eletrônico.

Documentação

Contrato comercial.

Quanto tempo leva?

A prestação do serviço ocorre conforme previsto em contrato.

Quem pode utilizar este serviço?

Instituições da administração pública estadual e municipal.

Obs.: As secretarias ou órgãos públicos vinculados ao governo do Estado podem contratar esse serviço com dispensa de licitação.

Outras informações

Unidades onde o serviço é prestado

Município Unidade
Belo Horizonte Superintendência de Negócios
Atualizado em: