Solicitar consultoria para a certificação de propriedades rurais ligadas à fruticultura - Certifica Minas Frutas

É o Programa institucional da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), executado pelas vinculadas Emater-MG e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
Os técnicos da Emater-MG atuam na implantação de boas práticas de produção nas propriedades rurais do estado, de modo a aumentar a visibilidade e a competitividade da produção de cada propriedade nos mercados mineiro e nacional.

Preencher requerimento

Para solicitar ingresso no programa de Certifica Minas Frutas, o interessado deve preencher o requerimento de certificação, clicando AQUI, disponível na página do IMA.
Posteriormente,
o produtor deve entregar uma cópia impressa no escritório da Emater-MG mais próximo à sua propriedade e/ou enviar por o e-mail (constantes no campo 'Web').

Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)
Carteira de Identidade (RG)
Requerimento preenchido.

• Serviço gratuito para agricultores familiares, conforme a Lei 11.326/2006.

• Serviço sujeito a existência de convênio com a Emater-MG nos municípios do Estado e a enquadramento na legislação vigente.

Presencial

Clique AQUI para acessar os endereços e contatos de todos os escritórios da Emater-MG

Acompanhar a solicitação pela Emater-MG

Entregar o requerimento preenchido na Emater-MG, que irá analisar a viabilidade de atendimento. O produtor deverá então implementar o processo de adequação solicitado pela extensionista da empresa, visando o atendimento das normas exigidas pela certificação.

Além da documentação solicitada deverá fornecer também: contato (telefone e e-mail).

* Todos os produtores atendidos são cadastrados como público da Emater-MG.

Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)
Carteira de Identidade (RG)

Serviço gratuito para agricultores familiares, conforme a Lei 11.326/2006.

Presencial

Entrar em contato com o escritório da Emater-MG no seu município (Escritórios da Emater-MG).

* Serviço sujeito a existência de convênios com a Emater-MG nos municípios do Estado.

Contato com o escritório da Emater-MG no seu município (ver link acima).
Acompanhar auditoria do IMA

Após realizar as adequações solicitadas pelo extensionista da Emater-MG, o produtor deverá acompanhar o auditor do IMA na visita às propriedades candidatas à auditoria de conformidade.

* Auditoria de conformidade: O interessado deve receber o auditor do IMA, que vai verificar o cumprimento das normas de certificação. Após cumpridos todos requisitos, não havendo inconformidades ou sendo feitas as ações corretivas, o produtor recebe o Certificado de Conformidade e a autorização para uso do selo de certificação por um ano.

* Manutenção da certificação: A manutenção da certificação fica condicionada à aprovação das propriedades produtoras de frutas nas auditorias de conformidade anuais.

OBS:
O IMA solicitará documentação referente à área e propriedade a ser certificada.

Verificar no IMA

Presencial

Variável de acordo com o estágio de desenvolvimento da propriedade com foco na certificação.

Todo(a) fruticultor(a) mineiro(a).

Anexo Tamanho
Requerimento 169.5 KB
Normas para certificação 241.24 KB