Você está aqui:

OBTER CONSULTORIA PARA A CERTIFICAÇÃO DE PROPRIEDADES RURAIS - CERTIFICA MINAS CAFÉ

Atualizado em 08/04/2019 às 15:49

O que é

Técnico da EMATER-MG atua no assessoramento técnico para adequação das propriedades rurais do Estado às normas do Programa Certifica Minas Café, com o objetivo de atender as exigências dos mercados, aperfeiçoamento contínuo, permitir a todos cafeicultores acessos a certificação e gerar renda respeitando as boas práticas de produção.

Quem pode utilizar este serviço?

Cafeicultores do Estado de Minas Gerais

Órgão responsável

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais - Emater

Etapas para realização deste serviço

1
Conhecer o processo de certificação

Antes de requerer sua participação no Certifica Minas Café o produtor deve conhecer as normas para certificação que se encontram nos Escritórios Locais da Emater-MG ou na Unidade Central da empresa. 

Documentação

Nenhum

Valor

Gratuito

Canais de Prestação

Presencial

Unidade Central - Av. Raja Gabáglia 1626 - Departamento Técnico de Cafeicultura

Escritórios Locais da Emater-MG

Telefone

3349-8206

Email

bernardino@emater.mg.gov.br
2
Solicitar a certificação

Para solicitar ingresso no programa de Certificação, o interessado deve preencher o requerimento de certificação e entregá-lo no escritório da Emater-MG mais próximo à sua propriedade.

O Requerimento pode ser encontrado nos Escritórios da Emater-MG

Documentação

Requerimento preenchido

Valor

Gratuito

Canais de Prestação

3
Aguardar a análise da solicitação para posterior acompanhamento e adequação

Após receber o requerimento preenchido, a Emater-MG analisa a viabilidade de atendimento, orienta e acompanha o processo de adequação da propriedade às normas exigidas pela certificação. Esta etapa inclui visita à propriedade do solicitante.

Documentação

nenhuma

Valor

Gratuito

4
Receber auditoria do IMA e se for o caso, pagar as taxas de auditoria

Emater-MG seleciona as propriedades aprovadas para a auditoria de conformidade e envia ao IMA os respectivos requerimentos de certificação.

Após receber as propriedades interessadas na certificação, o IMA avalia os requerimentos de certificação e, havendo viabilidade de atendimento envia a Taxas de Auditoria e o Contrato de Certificação Escopo Café e em seguida realiza a auditoria de conformidade.

Critérios para aprovação e tratamento de não conformidades: Para serem aprovadas na auditoria de conformidade, as propriedades devem cumprir um percentual de 80% do total de itens na norma de certificação, além de cumprir todos os itens obrigatórios. Do contrário deverá ser dado tratamento às não conformidades.

Concessão de certificados e Selo: As propriedades aprovadas na auditoria de conformidade receberão o certificado e a autorização para uso de selo de certificação.

Manutenção da certificação: A manutenção da certificação fica condicionada à aprovação das propriedades cafeeiras nas auditorias de conformidade anuais.

Documentação

Verificar documentação necessária com o IMA

Valor

Verificar os custos de auditoria com o IMA

Canais de Prestação

Unidades onde o serviço é prestado