Solicitar consultoria para a certificação de propriedades rurais cafeeiras - Certifica Minas Café

O técnico da Emater-MG atua no assessoramento técnico para adequação das propriedades rurais mineiras às normas do Programa Certifica Minas Café, com o objetivo de atender as exigências dos mercados, permitir a todos cafeicultores acessos à certificação e gerar renda, respeitando as boas práticas de produção.

Conhecer o processo de certificação

Antes de requerer a participação no Certifica Minas Café, o(a) produtor(a) deve conhecer as normas para certificação.
O documento se encontra disponível para
download no item “Outras Informações”.

Gratuito.

Clique AQUI para acessar os endereços e contatos de todos os escritórios da Emater-MG

Solicitar a consultoria para a certificação

Para solicitar o ingresso no programa de certificação, o(a) interessado(a) deve preencher o requerimento específico disponível no item “Outras Informações”.
Posteriormente, o produtor deve entregar uma cópia impressa no escritório da Emater-MG mais próximo à sua propriedade.

- Carteira de identidade, CPF, endereço e contato (telefone e e-mail).

Preenchimento do requerimento do Certifica Minas Café.

* Todos os produtores atendidos são cadastrados como público da Emater-MG.

Serviço gratuito para agricultores familiares, conforme a Lei 11.326/2006.

Serviço sujeito a existência de convênios com a Emater-MG nos municípios do Estado e a enquadramento na legislação vigente.

Implementar as adequações solicitadas

Após receber o requerimento preenchido, a Emater-MG irá analisar a viabilidade de atendimento.
O(A) produtor(a) deverá então implementar o processo
de adequação solicitado pelo(a) extensionista da empresa, visando o atendimento das normas exigidas pela certificação.

- Carteira de identidade, CPF, endereço e contato (telefone e e-mail).

Serviço gratuito para agricultores familiares, conforme a Lei 11.326/2006.

Entrar em contato com o escritório da Emater-MG no seu município (Escritórios da Emater-MG).

* Serviço sujeito a existência de convênios com a Emater-MG nos municípios do Estado.

Acompanhar a seleção de propriedades para auditoria do IMA

Após realizar as adequações solicitadas, a Emater-MG seleciona as propriedades aprovadas para a auditoria de conformidade e envia ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) os respectivos requerimentos de certificação.
O(a)
 produtor(a) deverá acompanhar o(a) auditor(a) do IMA na visita às propriedades candidatas à auditoria de conformidade.

* Após receber a relação das propriedades interessadas, o IMA avalia os requerimentos de certificação e, havendo viabilidade de atendimento, envia a taxas de auditoria e o Contrato de Certificação Escopo Café. Em seguida, é realizada a auditoria de conformidade.

* Concessão de certificados e selo: As propriedades aprovadas na auditoria de conformidade receberão o certificado e a autorização para uso de selo de certificação por um ano emitidas pelo IMA.

* Manutenção da certificação: A manutenção da certificação fica condicionada à aprovação das propriedades cafeeiras nas auditorias de conformidade anuais.

Verificar documentação necessária com o IMA

Verificar os custos de auditoria com o IMA

Variável de acordo com o estágio de desenvolvimento da propriedade com foco na certificação.

Produtor(a) rural mineiro(a) (cafeicultor(a)).

A Lei 11.326/2006 (clique aqui) estabelece os conceitos, princípios e instrumentos destinados à formulação das políticas públicas direcionadas à Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais.

Município Unidade
Belo Horizonte Unidade Regional