Obter a certificação de frango caipira

Conteúdo Principal
Atualizado em: 14/07/2022 - 15:16

O que é?

A certificação atesta que as aves foram criadas e abatidas adotando-se boas práticas em todas as etapas da produção e de fabricação, respeitando-se o bem estar animal e com sustentabilidade e responsabilidade socioambiental.

Etapas, custos e documentos

1
Conhecer as normas do Certifica Minas

Primeiramente, o produtor deverá conhecer as normas do processo de certificação do Programa Certifica Minas específicas para cada produto a ser certificado.

Documentação

Normas Certifica Minas Frango Caipira

2
Solicitar a certificação

Para solicitar a certificação, o interessado deverá preencher e enviar,  por e-mail, o requerimento de certificação e os documentos listados no formulário.

Documentação

Formulário Requerimento Certificação - Certifica Frango Caipira

Canais de prestação
3
Assinar contrato

Num prazo de 30 dias, a Gerência de Certificação do IMA fará a análise e a avaliação dos documentos. Caso haja viabilidade, o interessado receberá o contrato de certificação por e-mail e estando de acordo deverá assinar e devolver à Gerência de Certificação por e-mail.

Documentação

Contrato de certificação

Canais de prestação
4
Assinar proposta de serviço

OO produtor interessado receberá a proposta de serviço por e-mail com as informações sobre a auditoria a ser realizada (data, duração e componentes da equipe auditora). Deverá assinar a proposta e devolver por e-mail.

Documentação

Proposta de serviço/plano de auditoria

Canais de prestação
5
Pagar taxa

O interessado receberá, juntamente com a Proposta de Serviço, o Documento de Arrecadação Estadual - DAE para pagamento da taxa. Para agricultura familiar com DAP ativa o serviço é gratuito

Documentação

Documento de Arrecadação Estadual - DAE

6
Receber auditoria

O interessado deve receber o auditor do IMA que irá constatar o cumprimento das normas de certificação.  Na propriedade, realizará constatações visuais, entrevistas, coleta de amostas para análise laboratorial e checagem de registros (documentos, notas fiscais, recibos, anotações, etc) referentes a todas as etapas do processo produtivo.

Canais de prestação
Presencial

Na propriedade solicitante da certificação

7
Receber Certificado de Conformidade

Após cumpridos os critérios para a certificação, o produtor receberá o Certificado de Conformidade.

Documentação

Certificado de Conformidade

Canais de prestação
7
Solicitar selo

Não havendo inconformidades ou sendo feitas as ações corretivas, o IMA autorizará a impressão dos  selos para identificar os produtos.  O produtor deve solicitar a quantidade de selos que deseja confeccionar em formulário próprio a ser enviado por e-mail.

Documentação

Formulário solicitação uso do selo

Canais de prestação

Quanto tempo leva?

Produtores rurais, associações e cooperativas de criadores de frango caipira do Estado de Minas Gerais

Arquivos

Outras informações

O Certifica Minas Frango Caipira é um programa criado pelo Governo de Minas para promover a adoção de práticas sustentáveis, da rastreabilidade e da melhor qualidade do frango caipira. A certificação oferece real possibilidade de ocupar novos mercados, inclusive o internacional, principalmente pela observância e adesão aos aspectos relacionados à produção sustentável. O programa Certifica Minas Frango Caipira transcorre em diversas etapas e inclui um conjunto de ações e procedimentos específicos, como mostrado abaixo.

Unidades onde o serviço é prestado