Você está aqui:

Obter auxílio financeiro para atividades e projetos de pesquisa para a área de ciência, tecnologia e inovação

Atualizado em 18/12/2018 às 12:25

O que é

Aporte de recursos financeiros, em benefício de pesquisador, diretamente ou por meio de Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação no Estado de Minas Gerais – ICTMG, destinados a:

  • Programas, Projetos e Redes de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação: objetiva o fomento de propostas selecionadas no âmbito da FAPEMIG, as quais estejam alinhadas com os objetivos da FAPEMIG e de seus cofinanciadores, quando for o caso, visando a implementação de ações voltadas para a área de ciência, tecnologia e inovação.
  • Ações de Divulgação Científica e Tecnológica para a Realização de Eventos Científicos e Participação de Estudantes e de Pesquisadores em Eventos Científicos: tem por objetivo a disseminação do conhecimento técnico e/ou científico, através do apoio financeiro à realização ou à participação em congressos, seminários ou eventos técnico-científicos.
  • Editoração de Revistas Científicas e Publicações de Livros ou Artigos Técnico-científicos: tem por propósito financiar a publicação de livros ou artigos e a editoração de revistas científicas que contribuam para para a divulgação de resultados de pesquisas.
  • Auxílio e Apoio às Atividades de Pesquisa ou Acadêmicas: concedidos geralmente de forma complementar (conhecido como taxa de bancada ou Grant) em programas de pós-graduação stricto sensu, ou em projetos, programas de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Quem pode utilizar este serviço?

  • Pesquisadores que mantenham atividades acadêmico-científicas, com vínculo contratual ou estatutário com Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação no Estado de Minas Gerais – ICTMG;
  • Inventores independentes residentes no Estado de Minas Gerais;
  • Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação no Estado de Minas Gerais – ICTMG;
  • Órgãos e Entidades da Administração Pública Direta e Indireta do Governo do Estado de Minas Gerais;
  • Entidades privadas sem fins lucrativos;
  • Empresas públicas e privadas, sociedades de economia mista;
  • Núcleos de Inovação Tecnológica - NITs, Incubadoras de Empresas, Parques Tecnológicos e congêneres.

Órgão responsável

Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Fapemig

Etapas para realização deste serviço

1
Consultar Chamadas abertas

Consultar no site da FAPEMIG as Chamadas que estão abertas. 

2
Submeter proposta

A submissão das propostas deverá ocorrer eletronicamente, via sistema EVEREST, acompanhada da documentação completa exigida em cada Chamada. Todas as Chamadas são divulgadas na página da FAPEMIG e as condições
para a submissão estão descritas em seu Regulamento específico.

3
Aguardar o julgamento da proposta

As propostas submetidas serão analisadas pela FAPEMIG para avaliação da documentação encaminhada e adequação da proposta à Chamada. 

4
Aguardar o contato da FAPEMIG para assinatura do instrumento jurídico, caso proposta tenha sido aprovada

As propostas aprovadas pela FAPEMIG serão financiadas mediante instrumento jurídico específico, assinado eletronicamente por meio do Sistema Eletrônico de Informações - SEI. Mais informações sobre o processo de assinatura eletrônica podem ser obtidas na página da FAPEMIG. Após assinatura, o extrato do instrumento jurídico será publicado no Diário Oficial do Estado.

5
Aguardar o recebimento do recurso financeiro

Os pagamentos serão efetuados observando-se o número de parcelas previstas no instrumento jurídico, seguindo os dispositivos da legislação estadual em vigor, conforme disponibilidade orçamentário-financeira. A FAPEMIG se reserva o direito de não repassar o recurso previsto, caso haja inadimplência de qualquer dos partícipes signatários do instrumento jurídico.

6
Executar proposta

Na execução da proposta deverá ser observada a regulamentação específica e o Manual da FAPEMIG.

7
Prestar contas

Após finalizada a execução da proposta, o beneficiário deverá prestar contas. A concessão de apoio pela FAPEMIG está condicionada à comprovação do bom uso dos recursos recebidos pelo parceiro beneficiário, conforme as exigências contidas na legislação, na Chamada e no instrumento jurídico.

Quanto tempo leva?

O tempo é variável conforme cada Chamada. Clique aqui para saber mais. 

Outras informações

Clique aqui para acessar o site da FAPEMIG. Ou ligue para (31) 3280-2100.

Dúvidas frequentes

Unidades onde o serviço é prestado