Você está aqui:

Obter atendimento para vítimas de ataques de animais

Atualizado em 08/11/2018 às 14:55

O que é

Atendimento de urgência e emergência, 24 horas, a pacientes vítimas de mordida ou ataques de animais (cão, gato, morcegos) que tenham causado ferimentos graves.

Para o atendimento de urgência, a vítima deve ser encaminhada à unidade de atendimento relacionada abaixo, o Hospital João XXIII, ou então chamar o resgate por meio do Corpo de Bombeiros (193) ou pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), através do 192. Nos municípios do interior do Estado, as vítimas devem procurar a Atenção Básica de sua cidade, que irá avaliar o caso sobre a necessidade de encaminhamento para outra unidade mais próxima.

O atendimento é necessário para prevenir casos de raiva e deve ser procurado imediatamente, mesmo que o animal tenha sido vacinado contra a doença. Em casos mais graves, o paciente pode passar por procedimentos cirúrgicos para reestabelecer sua integridade física.

Mais informações sobre sintomas da raiva, transmitida por cães, gatos e morcegos, e outros cuidados estão listados no arquivo abaixo.

Quem pode utilizar este serviço?

Todo cidadão.

Órgão responsável

Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais - Fhemig

Etapas para realização deste serviço

1
Dirigir-se à unidade assistencial prestadora do serviço.

Documentação

Documento de identificação com foto (Carteira de identidade, carteira profissional, carteira de motorista ou passaporte)

Canais de Prestação

Presencial

Consultar unidades abaixo

Unidades onde o serviço é prestado