Ingressar em curso de especialização em Administração Pública

Atualizado em 25/09/2018 às 10:06

A Fundação João Pinheiro oferece o curso de Especialização lato sensu em Administração Pública, Planejamento e Gestão Governamental - CEAPPGG. Com o objetivo de ampliar a capacidade de repensar e de avaliar o papel do Estado e da administração pública em contextos marcados pela escassez de recursos e pelas desigualdades, o curso é voltado para profissionais de diferentes esferas de governo e demais interessados na área pública. Para aprofundar o conhecimento sobre políticas públicas e gestão governamental, a especialização combina disciplinas teóricas com módulos destinados ao exame prático de questões centrais do planejamento, das finanças públicas, da gestão de pessoas e de patrimônio, da administração de contratos e convênios, da produção e do gerenciamento de informações, entre outros.

Cidadãos com graduação em qualquer curso de nível superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), atuantes em diferentes esferas de governo e demais interessados na área pública.

Fundação João Pinheiro - FJP

Acompanhar a publicação do edital

O candidato interessado deverá acompanhar a publicação do edital no site da Escola Governo. A divulgação costuma ser feita entre julho e agosto de cada ano.

Realizar a inscrição no processo seletivo

A inscrição poderá ser feita pessoalmente ou por procuração pública ou particular com firma reconhecida do interessado, acompanhada pela documentação descrita abaixo.

• Cópia do documento de identidade (documento de valor legal equivalente - identidades funcionais, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação, com foto);
  • Cópia do diploma de graduação, assim como de histórico escolar oficial com avaliações expressas em conceitos e pontos;
  • Comprovante de pagamento da taxa de inscrição;
  • Ficha de Inscrição preenchida, impressa e assinada pelo interessado (disponível no site da Escola de Governo);
  • Curriculum vitae – modelo padronizado, preenchido, impresso e assinado pelo candidato, acompanhado de documentação comprobatória. Na análise de currículo somente serão considerados itens que estejam comprovados por documentação adequada, não se aceitando declarações de próprio punho. O modelo está disponível no site da Escola de Governo.

Consultar o edital vigente.

Campus Pampulha
Endereço: Alameda das Acácias, nº 70, São Luiz - Belo Horizonte / MG
Cep: 31.275-150
Endereço: Av. Brasil, nº 674, Santa Efigênia - Belo Horizonte / MG

Participar do processo seletivo descrito no edital

A íntegra do processo seletivo deve ser verificada no edital, mas comumente a seleção / classificação é realizada por meio de análise de Curriculum Vitae [o modelo é divulgado com o edital] por uma equipe composta por professores da Escola de Governo.

Ser aprovado dentro do limite de vagas

A oferta do curso dependerá do número mínimo de 35 (trinta e cinco) candidatos inscritos no processo seletivo e de 25 (vinte e cinco) matriculados, excluídos os candidatos vinculados à FJP.

Efetuar matrícula

• Original e cópia do documento de identidade (documento de valor legal equivalente - identidades funcionais, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação, com foto);
  • Original e cópia do CPF;
  • Original e cópia da certidão de nascimento/casamento;
  • Original e cópia (frente e verso) do diploma de graduação ou documento equivalente;
  • Duas fotos 3x4;
  • Formulário “Cadastro do Aluno”, devidamente preenchido, impresso e assinado – modelo padronizado disponível no site da Escola de Governo (http://www.eg.fjp.mg.gov.br);
  • Documento de Arrecadação Estadual (DAE) quitado, referente à primeira parcela, conforme disposto no edital;
  • Assinatura do contrato do aluno com a Fundação João Pinheiro ou assinatura do contrato da instituição empregadora do aluno e a Fundação João Pinheiro;
  • Termo de compromisso, devidamente assinado, conforme disposto em edital.

Consultar edital vigente.

Ingressar no curso

18 meses.

Para mais informações sobre a especialização da Fundação João Pinheiro, acesse  http://eg.fjp.mg.gov.br/index.php/especializacao