Implementar Portal da Transparência dos Municípios

Atualizado em 16/01/2019 às 13:29

Ao aderir ao Programa de Apoio à Transparência dos Municípios Mineiros – Minas Aberta, o Município terá disponível uma página no Portal da Transparência do Governo do Estado na rede mundial de computadores – internet, no sítio eletrônico www.transparencia.mg.gov.br, com subdomínio específico de seu Município, dedicado a publicação das informações sobre a sua execução orçamentária e financeira, gratuitamente.

Além de fornecer solução tecnológica aos Municípios e assessoria técnica, o programa tem como objetivo apoiar a criação e o aperfeiçoamento de procedimentos de controle interno e a transparência na gestão pública, buscar estratégias de combate à corrupção e fomentar o controle social. A adesão ao acordo é uma boa chance para os Municípios Mineiros terem mais uma ferramenta e canal de divulgação das ações e a aplicação dos recursos públicos visando ampliar as possibilidades de consultas e pesquisas pelo cidadão.

Municípios

Controladoria Geral do Estado - CGE

Aderir ao Programa Minas Aberta

Enviar os documentos necessários para formalizar, junto à CGE, a instalação do Programa de Apoio à Transparência dos Municípios Mineiros – Minas Aberta.

Termo de Compromisso assinado pelo Chefe do Poder Executivo Municipal (2 vias de igual teor e forma);

Cópia da Identidade e CPF do responsável pela assinatura do termo (Chefe do Poder Executivo Municipal);

Enviar, por e-mail, (transparenciamunicipio@cge.mg.gov.br)

ou pelo correio (Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Rodovia João Paulo II, 4000 – Prédio Gerais – 12° Andar – Controladoria-Geral do Estado – Setor Transparência - A/C: Silviana Faria – Bairro Serra Verde – Belo Horizonte - MG - CEP: 31.630-901.)

transparenciamunicipio@cge.mg.gov.br
Criar o site

Criar um link no site da Prefeitura com Portal da Transparência, utilizando o subdomínio de seu Município, e alimentá-lo com as informações públicas municipais.

1. Arquivos enviados ao Tribunal de Contas do Estado por meio do SICOM (Sistema Informatizado de Contas dos Municípios). Esse arquivo corresponde à execução orçamentária e financeira do município

2. Arquivos dos documentos: Plano Plurianual - PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO, Lei Orçamentária Anual - LOA e Plano Diretor (quando houver).

3. Arquivo contendo informações de remuneração de pessoal

transparenciamunicipio@cge.mg.gov.br