HABILITAR ICMS ECOLÓGICO – RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS - RSU

Atualizado em 03/12/2018 às 15:24

Realizar cadastro e cálculo dos índices trimestrais de repasse da cota referente ao ICMS ecológico distribuído aos municípios mineiros em função da adoção de sistemas ambientalmente adequados e devidamente licenciados de destinação de RSU.

Administrações públicas municipais e intermunicipais responsáveis pela destinação de Resíduos Sólidos Urbanos - RSU, com o objetivo de atualizar trimestralmente junto à FEAM os dados e documentos referentes ao encaminhamento dos RSU, gerados nos municípios, para destinação ambientalmente adequada e licenciada.

Fundação Estadual do Meio Ambiente - Feam

Entrar em contato para cadastramento de empreendimento

O representante municipal deve entrar em contato com a Gerência de Resíduos Sólidos para orientação quanto à documentação e requisitos para o cadastro.

Não há documentação nesta etapa.

denise.bruschi@meioambiente.mg.gov.br
Enviar a documentação necessária para o cadastro

O representante deve enviar a documentação para a Gerência de Resíduos Sólidos Urbanos, que averiguará a regularidade, a conformidade das informações prestadas e consolidará as informações para enviar ao cadastramento do município, cuja documentação estiver adequada. O cadastramento de novos empreendimentos é realizado pela Fundação João Pinheiro, todo primeiro mês de cada trimestre. O cadastramento é realizado a partir das informações consideradas adequadas pelas instituições responsáveis pela análise, no caso do subcritério saneamento a responsabilidade de consolidação é da Feam, e o encaminhamento à FJP é realizado pela Semad.

- Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do responsável técnico pelo empreendimento regularizado;

- Cópia da AAF ou documento que autoriza a operação ambientalmente adequado do empreendimento e;

- Declaração da porcentagem da população urbana do município atendida pelo empreendimento.

Caso se trate de município consorciado ou contratante de serviços de destinação de RSU, deverão ser apresentados também:

- Lei municipal autorizando a adesão do município ao consórcio;

- Contrato de rateio e contrato de programa que ateste o envio dos resíduos do município consorciado para o empreendimento em operação e informe o prazo de validade da prestação do serviço, quando for o caso, e;

- Cópia do contrato de prestação de serviços para destinação do RSU.

Para a formalização do cadastro os documentos devem ser enviados via correios para o endereço da FEAM ou protocolados diretamente na Cidade Administrativa de Minas Gerais. O cadastro é realizado todo primeiro mês de cada trimestre. O repasse se inicia no trimestre seguinte ao trimestre de cadastro.

denise.bruschi@meioambiente.mg.gov.br
Verificar a efetivação do cadastro

O representante municipal pode verificar a efetivação do cadastro, através da publicação no Diário Oficial do Estado, da listagem de municípios habilitados ao repasse do ICMS Ecológico/ Saneamento, além de acompanhar os valores de repasse através do sitio eletrônico da Fundação João Pinheiro.

Não há documentação nesta etapa.

denise.bruschi@meioambiente.mg.gov.br

Contínuo – cadastro, compilação de dados e informações e cálculo dos índices de atendimento municipal tem periodicidade trimestral.

Este serviço refere-se ao cálculo da cota parte do ICMS ecológico repassado aos municípios em função de adoção de destinação adequada de RSU, que atenda, no mínimo, a 70% da população urbana do Município.

Dúvidas frequentes

O que é o ICMS Ecológico?

O ICMS Ecológico distribui parcela mensal da receita do ICMS aos municípios mineiros de acordo com diversos fatores de habilitação definidos na Lei Estadual nº18.030/2009. Um desses critérios é o MEIO AMBIENTE que é subdividido nos subcritérios: Saneamento, Unidades de Conservação e Mata seca.

Meu município está apto a receber o ICMS Ecológico?

Para receber o recurso do ICMS Ecológico subcritério Saneamento - parcela de RSU, o município deverá atender as seguintes condições:

• No mínimo, 70% da população urbana do município atendida por sistema ambientalmente adequado de destinação de RSU, por exemplo: Usina de Triagem e Compostagem (UTC), por aterro sanitário ou aterro sanitário de pequeno porte;
  • Essas unidades de tratamento ou destinação final de RSU devem estar devidamente regularizadas.

Como fazer o cadastro do meu município para o repasse do ICMS Ecológico?

O representante municipal deverá efetivar o cadastro trimestral do empreendimento junto à FEAM/Gerência de Resíduos Sólidos Urbanos, por meio do envio da documentação necessária listada abaixo.

Como faço para saber se o meu município está cadastrado e quanto ele recebe de ICMS Ecológico?

Visite o site da Fundação João Pinheiro no link abaixo e selecione o nome do município, mês e ano e pesquisar:

www.fjp.mg.gov.br/robinhood/index.php/transferencias/pesquisamunicipio

Dados do ICMS Ecológico de RSU encontram-se na seção “Saneamento”.