ELABORAR PROJETOS PARA ACESSO AO CRÉDITO RURAL

Atualizado em 24/09/2018 às 14:12

O produtor rural pode ter acesso ao crédito rural para incremento de sua estrutura produtiva por meio do técnico da EMATER-MG que identifica, dentre as linhas de créditos existentes, a mais adequada e elabora projeto técnico para captação desse recurso, inclusive com a respectiva análise de viabilidade. O Técnico atua ainda como correspondente bancário que faz o acolhimento das propostas de custeio e investimento do Pronaf - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar no Portal de Crédito do Banco do Brasil, proporcionando ao agricultor familiar maior comodidade e agilidade na obtenção do crédito.

Qualquer produtor.

OBS: No caso do COBAN, apenas Agricultores Familiares.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais - Emater

Procurar o Agente Financeiro

Produtor procura a agência mais próxima do Agente Financeiro para verificação do cadastro e do limite de crédito.

Documentos pessoais (interessado, cônjuge e avalistas), comprovante de endereço e renda, documentos dos imóveis rurais, dentre outros que poderão ser solicitados.

Procurar a Emater-MG

Agricultor Famiiliar - Emater-MG verificará o enquadramento para emissão da DAP

Demais Agricultores - Emater-MG fará o levantamento patrimonial para atualização do cadastro junto ao Agente Financeiro

A mesma entregue ao Agente Financeiro

DAP - Gratuita

Levantamento patrimonial - Variável de acordo com as características do produtor e das atividades que ele desenvolve

Elaborar o Projeto Técnico

Emater-MG elabora o projeto técnico para envio ao Agente Financeiro.

Orçamento dos itens de investimento que serão financiados.

De acordo com o Manual de Crédito Rural - MCR do Banco Central.

Contratar a operação

Produtor envia o projeto técnico ao Agente Financeiro para análise e contratação da operação.

OBS: A Emater-MG possui convênio de correspondente bancário agropecuário com o Banco do Brasil. Por meio desta parceria, a Emater-MG faz o acolhimento das propostas de Pronaf no portal de crédito do Banco do Brasil.

Projeto Técnico

Orçamentos

Verificar no Agente Financeiro

Dependerá da complexidade de cada projeto elaborado