Cursar Mestrado em Administração Pública

Conteúdo Principal

O que é?

O curso de mestrado em Administração Pública destina-se à formação teórica e técnica de alto nível nos campos da gestão pública, formulação, planejamento, implementação e avaliação de políticas públicas.

O curso integra o Sistema Nacional de Pós-Graduação, sendo recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes).

Órgão Responsável

Etapas, custos e documentos

1
Fazer o teste da Anpad

O teste da Anpad é a primeira etapa do processo seletivo do mestrado e serão consideradas as seis edições mais recentes.  Para o candidato que tenha participado de mais de uma edição do teste Anpad, será considerada a de maior pontuação geral, calculada conforme os pesos definidos no edital.

Canais de prestação
2
Acompanhar a publicação do edital

A divulgação costuma ser feita no mês de agosto.

Canais de prestação
3
Realizar a inscrição no processo seletivo do mestrado

Preencher o formulário de inscrição disponível no site da FJP e anexar a documentação obrigatória.

Documentação
  • Carteira de identidade;
  • Título de eleitor e documento de quitação eleitoral (comprovante de votação referente à última eleição ou certidão de quitação eleitoral);
  • Comprovante de quitação das obrigações militares (no caso de candidatos do sexo masculino);
  • Cadastro de Pessoa Física – CPF;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Histórico escolar de graduação;
  • Diploma de curso superior de graduação, devidamente reconhecido pelo MEC, ou documento equivalente ou, ainda, declaração emitida pela coordenação do curso, atestando estar o candidato em condições de concluir o curso de graduação até o final do prazo estabelecido no edital para realização da matrícula no curso de mestrado;
  • Curriculum Vitae em conformidade com o edital;
  • Pré-projeto de pesquisa em conformidade com o edital;
  • Quitação da taxa de inscrição;
  • Caso o candidato seja portador de necessidades especiais, deverá anexar atestado médico dispondo sobre a espécie e o grau/nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças – CID, bem como o enquadramento previsto no art. 4º do Decreto Federal n° 3.298 de 20 de dezembro de 1999, alterado pelo Decreto Federal no 5.296, de 2 de dezembro de 2004;
  • Comprovante de que o candidato realizou uma das edições válidas do teste Anpad ou de que está devidamente inscrito na última edição.
Valor

Verificar no edital vigente. 

Canais de prestação
4
Participar do processo seletivo

O processo seletivo será desdobrado em 3 (três) etapas, sendo a primeira etapa de caráter exclusivamente eliminatório, enquanto às demais etapas, também de caráter eliminatório, será distribuído o total de 100 (cem) pontos, conforme discriminado abaixo:

  • Primeira etapa (eliminatória): resultado geral do teste da Anpad;
  • Segunda etapa (eliminatória – 50 pontos): prova dissertativa;
  • Terceira etapa (eliminatória – 50 pontos): apresentação de curriculum vitae (20 pontos), pré-projeto de pesquisa (10 pontos) e entrevista (20 pontos).
Canais de prestação
Presencial

Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho

Alameda das Acácias, 70, 3º andar – Bairro São Luiz, Pampulha – CEP: 31.275-150 – Belo Horizonte – MG 

5
Ser aprovado dentro do limite de vagas

Normalmente são ofertadas de 20 a 25 vagas por processo seletivo. O resultado é divulgado no site da Escola de Governo da FJP. 

Canais de prestação
6
Efetuar matrícula

A matrícula regular no Curso de Mestrado deverá ser efetuada junto à Secretaria de Registro e Controle Acadêmico da Fundação João Pinheiro.

Documentação
  • Formulário de matrícula, devidamente preenchido, datado e assinado, a ser disponibilizado na Secretaria de Registro e Controle Acadêmico da Fundação João Pinheiro;
  • 2 (duas) fotos ¾ recentes (tiradas há menos de seis meses);
  • Cópia da carteira de identidade;
  • Cópia do título de eleitor e documento de quitação eleitoral (comprovante de votação referente à última eleição ou certidão de quitação eleitoral)
  • Cópia do comprovante de quitação das obrigações militares (no caso de candidatos do sexo masculino);
  • Cópia do Cadastro de Pessoa Física – CPF;
  • Cópia da certidão de nascimento ou casamento;
  • Cópia do histórico escolar de graduação;
  • Cópia de diploma de curso superior de graduação, devidamente reconhecido pelo MEC, ou documento equivalente ou, ainda, declaração emitida pela coordenação do curso, atestando estar o candidato em condições de concluir o curso de graduação até o final do prazo estabelecido no edital para realização da matrícula no curso de mestrado.
Canais de prestação
Presencial

Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho

Alameda das Acácias, 70, 3º andar – Bairro São Luiz, Pampulha – CEP: 31.275-150 – Belo Horizonte – MG 

Quanto tempo leva?

A duração máxima prevista do curso é de 24  meses.

Quem pode utilizar este serviço?

Cidadãos com graduação em qualquer curso de nível superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), atuantes em diferentes esferas de governo, e demais interessados na área pública.

Legislação

Outras informações

Para outras informações, entre em contato com a unidade responsável, por telefone, e-mail ou formulário do Fale conosco.

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