Você está aqui:

Concluir o Ensino Fundamental por meio do Encceja

Atualizado em 23/04/2019 às 13:59

O que é

O cidadão que necessita concluir do Ensino Fundamental poderá optar pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), realizado pelo Governo Federal, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira  (Inep), do Ministério da Educação (MEC). 
A partir do ano de 2009, a Secretaria de Estado de Educação aderiu ao Encceja, para emitir a certificação do Ensino Fundamental no Estado de Minas Gerais, com base nos resultados do Encceja.

Para obter a certificação, o candidato deverá atender aos seguintes critérios: ter 15 (quinze) anos completos ou a completar até a data da realização da prova; obter a pontuação mínima exigida de 100 (cem) pontos em cada uma das áreas de conhecimento e de 5,0 (cinco) pontos na Redação; não ter ainda concluído o Ensino Fundamental.

O Exame é composto por provas objetivas e uma proposta de tema para Redação. Os candidatos farão provas de:

 

Prova I: Ciências Naturais.

Prova II: Matemática.

Prova III: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e

Redação.
 

A Diretoria de Educação de Jovens e Adultos, da Secretaria de Estado de Educação, é o órgão responsável pelas orientações referentes à certificação do Encceja no Estado de Minas Gerais.

 

Quem pode utilizar este serviço?

Cidadãos a partir de  15 (quinze) anos completos ou a completar até a data da realização da prova.

Órgão responsável

Secretaria de Estado de Educação - SEE

Etapas para realização deste serviço

1
Realizar a inscrição

O candidato deverá realizar sua inscrição exclusivamente pela internet observando os prazos, através do endereço eletrônico enccejanacional.inep.gov.br/encceja  ou ainda www.inep.gov.br

Durante a inscrição, o participante precisa escolher a instituição certificadora na qual pretende solicitar a certificação ou a declaração parcial de proficiência. A certificação é competência das Secretarias Estaduais de Educação e dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia que tiverem assinado termo de adesão ao Encceja com o Inep.

Após a conclusão da inscrição é necessário imprimir o comprovante em que consta o número da inscrição e os dados cadastrais.

2
Realizar provas

Realizada a inscrição, o candidato deverá acessar o site do INEP para verificar local e horário de realização das provas. 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) libera o acesso ao Cartão de Confirmação da Inscrição. O Cartão pode ser acessado pela Página do Participante, informando o CPF e senha cadastrada durante a inscrição.

O Cartão de Confirmação da Inscrição informa o número de inscrição; a data; o horário; o local de realização das provas;

3
Verificar resultado das provas

Os participantes poderão acessar o resultado mediante consulta ao portal de divulgação de resultados do Encceja utilizando o CPF e senha cadastrada no ato da inscrição.

Para obter a certificação do Ensino Fundamental, o participante deverá alcançar em cada uma das provas objetivas do Exame, no mínimo, o nível 100 (cem).

A prova de Redação será aplicada junto à prova de Língua Portuguesa. Para obter proficiência na prova de Redação, o participante deve obter nota igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos.

Para obter a certificação do Ensino Médio, o participante deverá alcançar, em cada uma das provas objetivas do Exame, no mínimo, o nível 100 (cem).

A prova de Redação será aplicada juntamente comjunto aà prova de Linguagens, Códigos e suas tecnologias. Para obter proficiência na prova de Redação, o participante deverá obter nota igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos.

4
Solicitar o certificado

O participante do Encceja Nacional deverá contatar a Secretaria Estadual de Educação indicada no ato da inscrição para solicitar o Certificado.

Quanto tempo leva?

As provas são realizadas uma vez por ano de acordo com o cronograma definido pelo MEC

Legislação

Edital do ENCCEJA