Você está aqui:

Concluir o Ensino Fundamental por meio do Encceja

Atualizado em 16/05/2019 às 15:48

O que é

O Exame Nacional para  Certificação de Competências de Jovens e adultos (Encceja) é ofertado pelo Governo Federal, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC) para atender candidatos que necessitam concluir o Ensino Fundamental. A partir 2009, a Secretaria de Estado de Educação aderiu ao Encceja para emitir a certificação do Ensino Fundamental no Estado de Minas Gerais.

Quem pode utilizar este serviço?

Jovens e adultos que tenham idade mínima de 15 (quinze) anos completos.

Órgão responsável

Secretaria de Estado de Educação - SEE

Etapas para realização deste serviço

1
Realizar a inscrição

O participante deverá realizar sua inscrição exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico enccejanacional.inep.gov.br/encceja ou ainda www.inep.gov.br. É importante que o candidato faça a leitura prévia do Edital que regulamenta o exame.

Valor

Gratuito

2
Realizar as provas

O participante deverá acessar o endereço eletrônico enccejanacional.inep.gov.br/encceja e imprimir o Cartão de Confirmação de Inscrição onde consta seus dados cadastrais, a data, o horário e o local de realização das provas.

Na data definida, comparecer ao local indicado e realizar sua(s) prova(s).

Valor

Gratuito

3
Consultar o Resultado das provas

O participante poderá acessar o resultado mediante consulta ao portal de divulgação de resultados do Encceja, utilizando o CPF e a senha cadastrada no ato da inscrição.

4
Requerer o certificado

Para obter o certificado, o participante deverá atender aos seguintes critérios: 1 – Ter a idade mínima de 15 (quinze) anos completos até a data de realização das provas. 2 – Obter a pontuação mínima exigida: 100 (cem) pontos em cada uma das áreas de conhecimentos e 5,0 (cinco) pontos na Redação. 3 – Não ter concluído ainda o Ensino Médio.

Participantes que realizaram as provas até o ano de 2016, deverão entrar em contato com a Secretaria Estadual de Educação-MG para se informar sobre a escola credenciada que irá emitir o seu certificado. Os demais participantes poderão identificá-la digitando o nome do seu município ao final desta página.

Documentação

  1. CPF;
  2. Carteira de identidade;
  3. Comprovante de endereço:
  4. Conta de energia elétrica ou conta de operadora de abastecimento de água/esgoto.
  5. Relatório impresso, retirado no site do Inep com as notas obtidas;
  6. Certificado de conclusão de componente(s) curricular(es) ou área(s) de conhecimento, concluído(s) por meio de cursos ou exames, em caso de aproveitamento de estudos

Valor

Gratuito

Quanto tempo leva?

As provas são realizadas uma vez por ano de acordo com o cronograma definido pelo MEC

Legislação

Edital do ENCCEJA, disponível no endereço eletrônico www.inep.gov.br.

Outras informações

1 - O participante que já obteve aprovação em áreas de conhecimentos em outros processos:  Exames Supletivos, Telecursos 2000 etc, poderá utilizá-la para conclusão do Encceja.

2 – O participante poderá requerer o certificado de aprovação parcial em 1, (uma), 2 (duas) ou 3 (três) áreas de conhecimentos.

3 – O participante que não obteve aprovação em todas as áreas de conhecimento poderá refazer apenas a(s) área(s) pendentes na próxima edição do Encceja ou recorrer a um Centro Estadual de Educação Continuada – CESEC e realizá-las.