Você está aqui:

Concluir o Ensino Fundamental por meio de Bancas de Avaliação

Atualizado em 26/10/2018 às 09:50

O que é

O candidato que necessita da conclusão do Ensino Fundamental poderá optar por se inscrever em Bancas Permanentes de Avaliação existentes nos Centros Estaduais de Educação Continuada (CESEC), a qualquer época do ano.

O candidato será avaliado em 04 (quatro) provas por áreas de conhecimento. Será aprovado, em cada área de conhecimento, quando obtiver o mínimo de 50% (cinquenta por cento) dos pontos atribuídos à prova.

O candidato que não conseguir aprovação em todas as áreas inscritas, poderá se inscrever novamente para eliminar as áreas em que foi reprovado.

A  idade mínima exigida de  15 (quinze) anos completos.

Quem pode utilizar este serviço?

O candidato deve ter idade mínima de 15 anos completos

Órgão responsável

Secretaria de Estado de Educação - SEE

Etapas para realização deste serviço

1
Inscrever

É necessário que o interessado procure um Cesec que ofereça o serviço para fazer sua inscrição e marcar a data da prova. 

Documentação

  1. Carteira de identidade (original e cópia);
  2. CPF
  3. Comprovante de endereço
  4. Declaração de Aprovação nas áreas de conhecimentos, caso queira fazer aproveitamento de estudo

Valor

Gratuito

2
Realizar a prova

O interessado deverá comparecer no Cesec na data marcada e fazer a prova. As provas são oferecidas por áreas de conhecimento: ‘Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação’; ‘Matemática e suas Tecnologias’; ‘Ciências Humanas e suas Tecnologias’ e ‘Ciências da Natureza e suas Tecnologias’. Será aprovado o participante que obter um aproveitamento mínimo de 50% em cada prova. 

 

Valor

Gratuito

Quanto tempo leva?

O tempo de duração dependará da disponibilidade do interessado para a realização da prova 

Outras informações

As bancas são compostas por três professores, que são responsáveis por realizar entrevistas com os candidatos, organizar as provas, aplicar e corrigir os exames, além de registrar os resultados. Em todo Estado, são 48 Bancas Permanentes de Avaliação, que  contemplam as regiões do Centro, Vale do Aço, Zona da Mata, Norte, Sul e Triângulo Mineiro.