Você está aqui:

Atender e orientar às pessoas com deficiência visual para consulta e pesquisa ao acervo da Biblioteca.

Atualizado em 15/05/2019 às 10:13

O que é

O Setor Braille da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais recebe pessoas com deficiência visual, buscando orientá-los em pesquisas e estudos, estimulá-los ao hábito da leitura, além de facilitar a inserção cultural e social. A Biblioteca disponibiliza acesso à internet por meio de computadores com sintetizador de voz (JAWS), ampliador de tela (Magic) e lupa eletrônica para as pessoas cegas e para pessoas com baixa visão. O atendimento e a orientação no Setor Braille são feitos com o apoio de voluntários que trabalham com leitura viva voz, transcrições de textos e gravações. O cadastro de sócio é feito na biblioteca. Informações: (31) 3269-1218.   Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e, aos sábados, das 8h às 12h.   Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, Praça da Liberdade nº 21 - Funcionários CEP 30140-010

Quem pode utilizar este serviço?

A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais atende pessoas com deficiência visual e/ou com baixa visão, busca orientá-las em pesquisas e estudos, bem como estimulá-las ao hábito da leitura, além de facilitar a inserção cultural e social. A Biblioteca disponibiliza acesso à internet por meio de computadores com sintetizador de voz (JAWS), ampliador de tela (Magic) e lupa eletrônica para as pessoas cegas e para as pessoas com baixa visão. O setor Braille atende e orienta os leitores com o apoio de voluntários que trabalham com leitura viva voz, transcrições de textos e gravações. O cadastro para se tornar leitor ou voluntário do setor Braille deve ser feito pessoalmente na Biblioteca.

Órgão responsável

Secretaria de Estado de Cultura e Turismo - SECULT

Etapas para realização deste serviço

1
Cadastrar como voluntário do Setor Braille

O Setor Braille atende e orienta os seus leitores com o apoio de voluntários que trabalham com leitura viva voz, transcrições de textos e gravações. O cadastro de voluntário deve ser feito na Biblioteca. O cadastro de voluntário cumpre as determinações da Lei 9.608, de fevereiro de 1998, que regulariza a atividade voluntária sem remuneração.

Documentação

Carteira de identidade

Valor

Gratuito

Canais de Prestação

Presencial

Sim, o cadastro de voluntário deve ser feito diretamente na Biblioteca.

Telefone

31 3296-1218

Email

braille.sub@cultura.mg.gov.br
2
Cadastrar como leitor do Setor Braille

Para se cadastrar como leitor do Setor Braille é necessário apresentar carteira de identidade, comprovante de residência e, em caso de pessoas com baixa visão, apresentar laudo médico que comprove a referida deficiência.

Documentação

Carteira de identidade, comprovante de residência e, em caso de pessoas com baixa visão, apresentar laudo médico que comprove a referida deficiência.

Valor

Gratuito.

Canais de Prestação

Presencial

Sim, o cadastro para se tornar leitor do Setor Braille deve ser feito na Biblioteca.

Telefone

31 3269-1218

Email

braille.sub@cultura.mg.gov.br

Quanto tempo leva?

O tempo a ser empreendido dependerá da demanda apresentada pelo leitor.

Legislação

Não há.

Outras informações

- Horário de Funcionamento do Setor Braille: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e em sábados alternados com início no primeiro sábado do mês, das 8h às 12h.

- Endereço: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais - Praça da Liberdade, 21, bairro Funcionários, 2º andar - Belo Horizonte/MG - CEP: 30140-010

Para mais informações entre em contato pelo telefone (31) 36269-1218 ou pelo e-mail: braille.sub@cultura.mg.gov.br

Dúvidas frequentes

Qual é o horário de funcionamento do Setor Braille? De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e em sábados alternados com início no primeiro sábado do mês, das 8h às 12h.

Quais documentos são necessários para fazer o cadastro como leitor do Setor Braille? Carteira de identidade, comprovante de endereço e, em caso de pessoas com baixa visão, é necessário apresentar laudo médico que comprove a referida deficiência.

Qual o número do telefone do Setor Braille? (31) 3269-1218

Qual é o endereço do Setor Braille? Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais - Praça da Liberdade, 21, bairro Funcionários, 2º andar - Belo Horizonte/MG - CEP: 30140-010

Unidades onde o serviço é prestado