Veja orientações para recuperar a senha da conta gov.br

Publicado em 05/11/2021 às 12:40
Atualizado em 08/11/2021 às 13:25

Moradores dos 26 municípios atingidos pelo rompimento das barragens da Vale que participarão do processo de Consulta Popular precisam ter uma conta gov.br. É um meio de acesso dos usuários a serviços públicos digitais, entre eles a priorização que será realizada entre os dias 5 e 12 de novembro, de temas e subtemas que contemplam propostas de projetos socioeconômicos com foco no fortalecimento dos serviços públicos e na reparação dos efeitos do rompimento.

Quem já criou, basta fazer o login de acesso. Mas se o cidadão não se lembra de ter feito o cadastro, esqueceu a senha ou teve o acesso bloqueado, precisa recuperar a conta para participar da Consulta Popular. Basta seguir os seguintes passos:

• Acesse o link acesso.gov.br
  • Digite o CPF e clicar em continuar
  • Clique no link “Esqueci a minha senha”
  • Siga o passo a passo indicado para recuperar a conta.

São quatro as opções para recuperar a acesso:

1. Por e-mail ou celular: caso o cidadão possua acesso ao email ou telefone cadastrados na conta gov.br, basta escolher uma das opções, informar o código recebido e cadastrar uma nova senha.
  2. Validação facial: baixar o app gov.br no celular e utilizá-lo para ler o QR code gerado. O usuário será destinado para fazer o reconhecimento facial. Depois disso, é só cadastrar uma nova senha.
  3. Bancos credenciados ou Internet Banking: a recuperação por bancos é segura, pois o cidadão fará o login no ambiente do banco. Depois, é só logar para cadastrar uma nova senha. Da mesma maneira no Internet Banking, mas será enviada uma senha temporária para acessar o gov.br - que deve ser alterada assim que acessar a conta.
  4. Contato via suporte: o cidadão também pode entrar em contato com o suporte por meio do link que aparece no fim da página de recuperação de conta. É preciso preencher um formulário e aguardar o atendimento em até 7 (sete) dias.

O cidadão que já usou serviços digitais como, por exemplo, tirar o extrato de contribuição (CNIS) ou formalizou-se como microempresário individual (MEI), pode utilizar o mesmo cadastro.

Mas se solicitou o auxílio de um terceiro, como advogado ou contador, para realizar ações como abrir empresa ou fazer a declaração do Imposto de Renda, por exemplo, é possível que o cidadão tenha criado uma conta gov.br no próprio nome, mas com dados de e-mail e telefone de quem o ajudou.

Conta gov.br

A conta gov.br é a proposta do Governo Federal para facilitar a identificação e autenticação do cidadão, priorizando a segurança dos dados e o controle de acesso unificado.

Oferece um ambiente de autenticação digital único do usuário aos serviços públicos digitais, ou seja, com um único usuário e senha você poderá utilizar todos os serviços públicos digitais que estejam integrados com a conta gov.br.

Consulta Popular

O processo de Consulta Popular vai apresentar o conjunto de projetos é composto por propostas apresentadas pelas comunidades atingidas, pelas prefeituras e, ainda, as já previstas no texto do Acordo de Reparação, assinado em fevereiro deste ano.