Solicitar troca do modelo de placa (Opcional/Dano/Extravio/Furto/Roubo)

Serviço destinado ao(a) proprietário(a) de veículo que deseja trocar as placas cinzas para a nova placa de identificação veicular ou que teve as placas perdidas, danificadas ou furtadas/roubadas.

A troca das placas é opcional, exceto quando a placa tiver sido danificada, extraviada, furtada ou roubada, ou o proprietário do veículo precisar realizar algum dos serviços abaixo:

Preencher o formulário eletrônico

Você deve preencher o formulário eletrônico abaixo e imprimir a Ficha cadastro e o Documento de Arrecadação Estadual (DAE).

Pagar a DAE

Você deve efetuar o pagamento do DAE na rede bancária credenciada. Acesse -> Bancos credenciados

Obs: Para consultar o comprovante de pagamento de taxa clique aqui.

Alteração de Dados: R$ 126,71.

Agendar Vistoria

O agendamento é obrigatório em alguns municípios e só pode ser realizado após pagamento da taxa de serviço.

Para agendar a vistoria, você deve acessar aqui ->  Agendamento de Vistoria.

Submeter à vistoria

Você deve comparecer à Unidade de Atendimento do Detran-MG para realização da vistoria.

UNIDADES DE ATENDIMENTO:

Belo Horizonte
Unidades de Atendimento Integrado (UAI):
Para fazer o agendamento para atendimento na UAI, clique aqui.
O endereço da UAI escolhida será exibido durante o agendamento.

Interior de Minas
Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran)

Solicitar autorização para compra de placas

Após ter o veículo aprovado na vistoria, você deve dirigir-se ao setor de emissão de documentos da unidade de trânsito e solicite a autorização para compra de placas.

Solicitar emissão de CRV e CRLV alterados

Após a compra das placas*, você deve retornar à unidade de Atendimento do Detran-MG e solicitar a emissão dos documentos alterados.
O(A) proprietário(a) receberá o número do CRV-e, com o qual poderá emitir o novo CRLV-e no site do Detran-MG, no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou no Portal de Serviços do Senatran.

• * O(A) proprietário(a) do veículo deverá providenciar a fixação das placas.

Documento de identidade atualizado com CPF (original);
Certificado de Registro de Veículo (CRV)
Em branco (original);
Guia do DAE
Ficha de Cadastro devidamente preenchida e assinada pelo proprietário do veículo;
Nota Fiscal
Nota fiscal de aquisição das placas (original);
Número do Registro de Eventos de Defesa Social (REDS) ou Boletim de Ocorrência (BO)
(Em caso de furto, roubo ou extravio total ou parcial das placas).
Parentes (pai, mãe, filho (a), irmão (a), marido e esposa):
Carteira de Identidade (RG)
Documento de identidade atualizado com CPF de quem irá comparecer (original e cópia);
  • Documento de identidade atualizado com CPF do proprietário do veículo (original ou cópia autenticada);

Certidão de Casamento
Se for o caso (original ou cópia autenticada).
Procurador:
Procuração pública lavrada em cartório (original ou cópia autenticada);
  • Documento de identidade atualizado com CPF do procurador (original e cópia);
  • Documento de identidade atualizado com CPF do proprietário do veículo (original ou cópia autenticada).
Pessoa Jurídica/Proprietário do Veículo
Carteira de Identidade (RG)
Documento de identidade atualizado com CPF(original);
Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ)
Cartão do CNPJ com menos de 90 dias;
Contrato Social
(original ou cópia autenticada);
Guia do DAE
Certificado de Registro de Veículo (CRV)
Em branco;
Nota Fiscal
Nota fiscal de aquisição das placas (original);
Ficha de Cadastro
Ficha de Cadastro devidamente preenchida e assinada pelo proprietário do veículo.
(em caso de furto, roubo ou extravio total ou parcial das placas).
Procuração
Procuração pública lavrada em cartório (original ou cópia autenticada).
Por procuração
Procuração pública lavrada em cartório (original ou cópia autenticada);
  • Documento de identidade atualizado com CPF do procurador (original e cópia);
  • Documento de identidade atualizado com CPF do proprietário do veículo/empresa (original ou cópia autenticada).

Proprietário(a) de veículos.

Resolução do Contran nº 969, de 20 de junho de 2022. - Dispõe sobre o sistema de Placas de Identificação de Veículos (PIV) registrados no território nacional.

1. Para fazer a troca de placas do veículo automotor, todos os débitos deverão estar quitados e atualizados no sistema do Detran-MG (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Taxa de Licenciamento, Seguro DPVAT, Multas e a baixa de impedimentos se houver).

2. O tempo de vistoria é em média 15 minutos.

3. Valor cobrado pelas Estampadoras: Não há regulamentação de preços cobrados pelas Estampadoras, sendo de livre escolha do proprietário do veículo se dirigir àquela de sua preferência. Antes de efetuar a compra, o proprietário poderá pesquisar os valores cobrados pelas Estampadoras para venda de placas. Caso se sinta lesado pela cobrança de preços abusivos, procure o Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon) para registrar uma reclamação e obter orientações de como proceder. O valor de todas as taxas e obrigações legais do Detran-MG pode ser pesquisado na Delegacia de Trânsito de sua cidade, ou no site do Detran-MG, na descrição do serviço requerido. Em caso de dúvidas, ligue 155.

4. ATENÇÃO: A responsabilidade pelos dados prestados é integralmente doa) proprietário(a) do veículo e/ou seu responsável legal. Em caso de dados informados erroneamente, o registro do veículo e a emissão do documento poderão ser afetados, de modo que, para retificar o cadastro do veículo será necessário efetuar o pagamento de nova taxa e realização de nova vistoria de identificação veicular.

5. Caso a placa danificada, extraviada, furtada ou roubada seja do novo modelo, realize o procedimento para Troca/Reposição de Placa.

6. Todos os casos não previstos deverão ser analisados pelas unidades de atendimento do município.