Você está aqui:

Cidadãos

O plano “Minas Consciente – Retomando a economia do jeito certo” orienta a retomada segura das atividades econômicas nos municípios do estado.

A proposta, criada pelo Governo de Minas Gerais, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sede) e de Saúde (SES-MG), sugere a retomada gradual de comércio, serviços e outros setores, tendo em vista a necessidade de levar a sociedade, gradualmente, à normalidade, através de adoção de um sistema de critérios e protocolos sanitários, que garantam a segurança da população.

O Minas Consciente foi baseado nas informações fornecidas por diversas instituições e entidades de classe, com objetivo de auxiliar os 853 municípios do estado para que possam agir de maneira correta e responsável, mantendo os bons resultados apresentados por Minas Gerais na contenção da pandemia do novo coronavírus.

Neste sentido, o plano agrega dados econômicos, mas, principalmente, dados de saúde pública para orientar uma tomada de decisão responsável, segura e consciente.

Clique aqui e saiba mais sobre o plano Minas Consciente

 

Protocolo

Por meio de um protocolo sanitário único e robusto, os empreendedores serão norteados com os critérios de segurança. Além de orientações básicas e gerais (comum a todos os setores), o protocolo possui capítulos específicos, conforme necessidade específica para determinado setor, tais como para: acomodações, atividades esportivas, normas para grandes espaços, etc.

Clique aqui e acesse o protocolo

Denúncias

A fiscalização compete ao município. Deve-se denunciar as autoridades, estabelecidas por sua cidade, para a fiscalização do cumprimento dos protocolos estabelecidos pelo plano Minas Consciente.

Caso o município tenha aderido e não esteja seguindo as orientações do Plano Minas Consciente, você pode utilizar o Fale Conosco, aqui no site, para relatar a situação. 

 

Não se esqueça: lave sempre as mãos, utilize álcool em gel e máscara e, sempre que possível, fique em casa.

 

Clique aqui e confira os informes epidemiológicos do Coronavírus

Clique aqui e confira a distribuição dos casos de Covid-19 em Minas Gerais

Precisa de mais informações?

Tire suas dúvidas sobre o plano Minas Consciente.
Se ainda quiser saber mais detalhes, você pode entrar em contato pelo Fale Conosco.