Solicitar emplacamento de Reboque ou semirreboque

Conteúdo Principal

O que é?

Para realizar o registro inicial ou primeiro emplacamento de veículo tipo reboque ou semirreboque nacional ou importado é necessário levar para vistoria e emplacamento. 

Se o veículo zero quilômetro não for adquirido no município ou Estado onde será emplacado, o(a) proprietário(a) poderá se deslocar até o local onde o emplacamento será realizado em até 15 dias após a data de saída constante na nota fiscal. 

Etapas, custos e documentos

1
Preencher formulário eletrônico, imprimir e assinar

Você, proprietário(a) do veículo deve preencher o formulário eletrônico CLICANDO AQUI .

Obs: A ficha de cadastro disponibilizada deverá ser impressa e assinada,

Canais de prestação
2
Pagar o DAE

Em seguida, você irá clicar em "Confirmar".
O Documento de Arrecadação Estadual (DAE) será emitido.
Efetue o pagamento na rede bancária credenciada. Acesse -> Bancos credenciados;

Valor
  • Primeiro Emplacamento: R$ 258,71.
Canais de prestação
3
Agendar Vistoria e comparecer na Unidade de Atendimento

O agendamento é obrigatório em alguns municípios e só pode ser realizado após pagamento da taxa de serviço.

Para você agendar a vistoria, acesse -> Agendamento de Vistoria.

  • Dirija-se à Unidade de Atendimento do Detran-MG para realização da vistoria.
Canais de prestação
4
Realizar vistoria

Após ter o veículo aprovado na vistoria, você deve dirigir-se ao setor de emissão de documentos da unidade de trânsito e solicitar a autorização para compra da placa.

Após a compra da placa*, você deve retornar à unidade de Atendimento do Detran-MG e solicitar a emissão do Certificado de Registro de Veículo Eletrônico (CRV-e). O(A) proprietário(a) receberá o número do CRV-e, com o qual poderá emitir o novo CRLV-e no site do Detran-MG, no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou no Portal de Serviços do Denatran.

Documentos
Ficha de Cadastro
O(A) proprietário(a) deverá preencher e assinar a ficha de cadastro.
Carteira de Identidade (RG)
  • Documento de identidade atualizado com CPF (original e cópia);
  • Será considerado válido somente documento de identidade conforme a lei 12.037/2009
Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV)
(original)
Nota Fiscal
  • Nota Fiscal do reboque ou semirreboque (original);
  • Nota fiscal de aquisição da placa (original);
Comprovante de pagamento do DAE
Canais de prestação
Presencial

Legislação

Resolução do Contran nº 937, de 28 de março de 2022 - Dispõe sobre o dispositivo de acoplamento mecânico para reboque (engate) utilizado em veículos com peso bruto total de até 3.500 kg e dá outras providências.

Outras informações

  • Se o veículo for alienado, deverá constar na nota fiscal a alienação e ser previamente cadastrada a restrição no Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) via Sistema Nacional de Gravames (SNG), pelo(a) agente financeiro.
     
  • Reboque de Fabricação Própria: Para os casos de reboque de fabricação própria deverão solicitar o procedimento a ser tomado junto a Coordenadoria do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) na Unidade de Atendimento do Detran-MG.
     
  • ATENÇÃO: A responsabilidade pelos dados prestados é integralmente do(a) proprietário(a) do veículo e/ou seu/sua responsável legal. Em caso de dados informados erroneamente, o registro do veículo e a emissão do documento poderão ser afetados, de modo que, para retificar o cadastro do veículo será necessário efetuar o pagamento de nova taxa e realização de nova vistoria de identificação veicular.
     
  • O tempo de vistoria é em média 15 minutos.
     
  • Valor cobrado pelas Estampadoras: Não há regulamentação de preços cobrados pelas Estampadoras, sendo de livre escolha do(a) proprietário(a) do veículo se dirigir àquela de sua preferência. Antes de efetuar a compra, o(a) proprietário(a) poderá pesquisar os valores cobrados pelas Estampadoras para venda de placas. Caso se sinta lesado pela cobrança de preços abusivos, procure o Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon) para registrar uma reclamação e obter orientações de como proceder. O valor de todas as taxas e obrigações legais do Detran-MG pode ser pesquisado na Delegacia de Trânsito de sua cidade, ou no site do Detran-MG, na descrição do serviço requerido. Em caso de dúvidas, ligue 155.
     
  • Todos os casos não previstos deverão ser analisados pelas unidades de atendimento do município.

Unidades onde o serviço é prestado

Atualizado em: