Tudo
Serviços
Unidades

Servidor, município, estado


Solicitação da cota do pecúlio pertencente ao(s) filho(s) menor(es) de 18 anos - Ipsemg

Serviço atualizado em 14/12/2011 às 15:10

Descrição:

Após o falecimento do segurado do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais que contribuía com o pecúlio, o representante legal poderá solicitar a cota devida do pecúlio pertencente ao(s) filho(s) menor(es) de 18 anos, nos moldes do Decreto nº 45.514 de 2010.

Para isto deverá se dirigir a uma das unidades de atendimento listadas abaixo, apresentando o requerimento que pode ser acessado no link e a documentação exigida (original e cópia) para a prestação do serviço.

A cota devida ficará retida no Ipsemg até que o beneficiário complete 18 anos de idade.  Após completar 18 anos o beneficiário deverá solicitar pessoalmente a liberação da cota, atualizada.

Se houver vários beneficiários a documentação exigida do segurado deverá ser apresentada somente uma vez.

Caso o segurado tenha deixado neto(s) menor(es), filho(s) de filho(s) falecido(s) antes do óbito do segurado, o(s) mesmo(s) terá(ão) direito ao pecúlio por representação, cabendo ao representante legal a apresentação dos documentos exigidos.

O representante legal poderá requerer o pecúlio no prazo de 05(cinco) anos a partir da data do óbito do segurado, após o prazo do direito prescreve.

 

Documentos necessários
  •  Requerimento de indenização preenchido sem rasuras e assinado pelo representante legal; (RS098B)
  • Declaração de herdeiros preenchida sem rasuras e assinado pelo representante legal; (098A)
  • Certidão de óbito do segurado; 
  • Certidão de casamento ou nascimento do segurado com data posterior ao registro do óbito contendo as devidas averbações se for o caso;
  • Certidão de óbito do(a) cônjuge se falecido(a); 
  • Documento de identidade, ou certidão de nascimento do(s) filho(s) menores de 18 anos;
  • CPF do(s) filho(s) menor(es) de 18 anos;
  • Certidão de óbito do(s) filho(s) caso haja algum falecido;
  • Documento de Identidade ou certidão de nascimento do(s) neto(s) menores de 18 anos, filho(s) de filho(s) falecidos;
  • CPF do(s) neto(s) menores de 18 anos, filho(s) de filho(s) falecido(s);
  • Documento de identidade do representante legal;
  • CPF do representante legal;
  • Comprovante de residência atual do representante legal;
  • Demonstrativo de pagamento do segurado referente ao mês anterior ao óbito;
  • Ocorrência policial se for o caso; 
  • Laudo de necropsia se for o caso;
  • Inquérito policial se for o caso;
  • Atestado médico esclarecendo a causa morte se for o caso.
Valor

Gratuito

Links
Órgão responsável
Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais
Unidades onde o serviço é prestado

As unidades abaixo estão ordenadas por municípios.

Todos os Direitos Reservados. Aspectos legais e responsabilidades
MG Rodovia Prefeito Américo Gianetti, S/Nº - Serra Verde - Cidade Administrativa CEP 31630-901           Tel. 155 - LigMinas