Tudo
Serviços
Unidades

Empresa


Cadastro de contribuintes do ICMS - inscrição

Serviço atualizado em 02/01/2012 às 15:26

Descrição:

Toda empresa que realiza operações relativas à circulação de mercadorias ou prestação de serviços de transporte ou comunicação deve ser inscrita no cadastro estadual de contribuintes do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS). A inscrição é concedida pela Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF-MG), mediante solicitação.

A solicitação deve ser feita exclusivamente pela internet, utilizando-se o aplicativo de coleta de dados do Cadastro Sincronizado Nacional. O nome do aplicativo é “Programa Gerador de Documentos (PGD)”. Escolha o PGD versão web. Ele está disponível no portal da Receita Federal do Brasil (RFB) e pode ser acessado, também, por intermédio do link abaixo.

O PGD gera um código de acesso para acompanhamento da solicitação. A solicitação passa por pesquisas automatizadas nos sistemas da RFB e da SEF-MG. Não havendo impedimentos, emite-se uma confirmação.

A partir de 16/06/2008 a documentação deve ser entregue na Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (JUCEMG). Os procedimentos, os documentos necessários e os endereços para entrega dos mesmos estão listados na Cartilha da JUCEMG, disponível para download no link abaixo.

Documentos necessários
  • Documentos relacionados na cartilha da Junta Comercial;
  • Prova de que as condições físicas do estabelecimento são compatíveis com a atividade pretendida;
  • Comprovação de endereço residencial dos sócios, dos diretores ou do titular;
  • Prova de capacidade financeira dos sócios, do titular ou da pessoa jurídica, inclusive quando houver alteração do quadro societário.
Valor

Taxa de expediente para inscrição: R$209,62 (até 31/12/2012)
Isento para microempresa, empresa de pequeno porte e produtor rural

Links

Clique aqui para mais informações sobre a inscrição no cadastro de contribuintes do ICMS
Clique aqui para acessar o passo a passo - Cadastro de contribuintes do ICMS - inscrição

Clique aqui para acessar o Programa Gerador de Documentos (PGD) e solicitar a inscrição no cadastro de contribuintes do ICMS
Clique aqui para acessar a Cartilha da Jucemg e a lista completa de documentos
 

Órgão responsável
Secretaria de Estado de Fazenda
Unidades onde o serviço é prestado

As unidades abaixo estão ordenadas por municípios.

Todos os Direitos Reservados. Aspectos legais e responsabilidades
MG Rodovia Prefeito Américo Gianetti, S/Nº - Serra Verde - Cidade Administrativa CEP 31630-901           Tel. 155 - LigMinas