Tudo
Serviços
Unidades

Cidadão


Expedição de carteira de identidade profissional

Serviço atualizado em 03/01/2012 às 11:12

Descrição:

Profissionais que exerçam ocupações autônomas e outras relacionadas à prestação de serviços sujeitos à fiscalização e controle policial tais como churrasqueiro, cozinheiro, chaveiro, jardineiro, profissionais com livre trânsito em estacionamentos, prédios residenciais e comerciais devem ser registrados e credenciados pela Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (PCMG). Para isso, precisam solicitar a carteira de identidade profissional, nas unidades de atendimento listadas abaixo, e preencher uma ficha cadastral, com dados pessoais e informações sobre o local onde trabalham. Na ocasião, os profissionais devem entregar toda a documentação necessária e apresentar o comprovante de pagamento da taxa, feito com o Documento de Arrecadação Estadual (DAE). O DAE pode ser emitido por meio de um dos links abaixo e pago em qualquer um dos seguintes bancos credenciados: Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Mercantil do Brasil e Bancoob. Não é necessário o preenchimento do DAE no ato do pagamento em agência bancária, pois o mesmo poderá ser preenchido, após o pagamento, na unidade de atendimento escolhida. Outra opção é o pagamento do DAE diretamente em qualquer UAI, desde que seja feito em dinheiro, não podendo ser usado cheques ou cartões de banco.

O Atestado de Antecedentes Criminais, um dos documentos exigidos, pode ser solicitado pessoalmente em uma das unidades de atendimento listadas abaixo.

O interessado também pode emitir o atestado acessando o link abaixo.

O prazo para confecção da carteira pelo setor emissor é de 3 a 5 dias úteis. O documento tem validade de 1 (um) ano e precisa ser renovado ao final desse período.

Para obter informações complementares, entre em contato com uma unidade de atendimento.

Documentos necessários
  • Atestado de Antecedentes criminais
  • Carteira de Identidade (original e cópia)
  • Carteira de Trabalho (original e cópia)
  • Comprovante de endereço
  • 2 fotos 3x4 coloridas
Valor

Emissão da identidade profissional: R$ 11,65.

Links

Para ter acesso ao sítio da Secretaria de Estado de Fazenda e fazer o download do DAE, clique aqui:
Para ter acesso ao sítio da Polícia Civil e obter o Atestado de Antecedentes Criminais, clique aqui:

Órgão responsável
Polícia Civil do Estado de Minas Gerais
Unidades onde o serviço é prestado

As unidades abaixo estão ordenadas por municípios.

Todos os Direitos Reservados. Aspectos legais e responsabilidades
MG Rodovia Prefeito Américo Gianetti, S/Nº - Serra Verde - Cidade Administrativa CEP 31630-901           Tel. 155 - LigMinas