Tudo
Serviços
Unidades

Invista em Minas


Mão de obra altamente qualificada e flexível


Minas Gerais dispõe de mão-de-obra altamente qualificada e se destaca pela formação de excelência em diversas áreas do conhecimento.

A formação de um profissional qualificado para o mercado de trabalho começa pela oferta de uma educação básica de excelência e referência nacional. O estado conta com uma rede de 17.295 escolas, somando as públicas e as privadas.

Minas Gerais foi o primeiro Estado do Brasil a trazer as crianças de seis anos de idade para a escola, em 2004, garantindo um ano a mais no ensino fundamental da rede pública. Entre as iniciativas na educação, destacam-se também a implantação do programa Educação em Tempo Integral, as melhorias e reformas em prédios e equipamentos didáticos.

Em 2011, o Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) mostrou que 88,9% dos alunos do terceiro ano do ensino básico atingiram no período o nível recomendado de desempenho em leitura e escrita. Isso significa que quase 90% dos alunos de oito anos já estavam lendo e interpretando textos conforme padrões internacionais de desempenho. O Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), implantado em 2007, é o principal responsável por essa grande conquista do ensino básico no Estado.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), apurado pelo governo federal em 2009, aponta que a rede estadual de Minas está entre as melhores Unidades da Federação avaliadas em todos os níveis de ensino, com destaque para os anos iniciais.

Minas está na primeira colocação isolada na avaliação dos anos iniciais, com uma pontuação de 5,8. Nos anos finais do ensino fundamental na rede estadual, Minas ficou em 3º lugar no ranking nacional com Ideb igual a 4,1, atrás apenas de São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso (os dois últimos empatados). No ensino médio, na rede estadual, Minas está no 3º lugar do ranking, empatado com São Paulo e Rio Grande do Sul, com Ideb de 3,6. Fica atrás do Paraná, Rondônia e Santa Catarina (os dois últimos empatados).

Os avanços da educação em Minas Gerais podem ser observados também pelas vitórias dos alunos mineiros na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). No resultado da 7º edição, realizada em 2011, Minas Gerais conseguiu pela 5ª vez consecutiva a primeira colocação no ranking de medalhas.

Por meio da Secretaria de Estado de Educação, o governo mineiro desenvolve o Programa de Educação Profissional (PEP). Criado em 2007, o PEP vem promovendo a rápida expansão da formação profissional em nível médio em todas as regiões de Minas, aproveitando a capacidade já instalada de escolas técnicas profissionalizantes.

A estratégia de implantação abrange escolas estaduais de nível médio, escolas credenciadas (sistema S e particulares) e escolas conveniadas federais, municipais e filantrópicas), que compõem a Rede Mineira de Formação Profissional, além das escolas estaduais profissionalizantes. Na edição de 2012, sexto ano de vigência do projeto, foram oferecidas 30 mil vagas em 60 cursos técnicos, espalhados por 123 municípios do Estado.

No ensino superior, são 442 instituições em Minas Gerais. O Estado tem também a maior rede de universidades públicas do país – 14 instituições, sendo 11 universidades federais, o Cefet e as duas estaduais Unimontes e Uemg.

O Estado tem 62 cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) considerados de excelência na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão ligado ao Ministério da Educação. O destaque fica por conta da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Minas é referência também em educação corporativa: sedia a Fundação Dom Cabral, colocada entre as 10 melhores escolas de negócios do mundo, de acordo com ranking publicado pelo jornal inglês Financial Times em 2011.

Na área de tecnologia, o Estado se destaca pela formação de engenheiros, das mais diversas especialidades – inclusive aeronáutica, com cursos em diferentes universidades.

Com grande tradição industrial, Minas Gerais acumula décadas de investimento na preparação da sua força de trabalho. As Federações da Agricultura, Comércio, Indústria e Transporte mantêm escolas e centros de tecnologia para o treinamento e formação de mão de obra especializada e qualificada de alto nível. Isso garante ao estado a formação de profissionais capacitados para atender às demandas de empresas de todos os setores.

 



Foto: Divulgação Fiat



Todos os Direitos Reservados.
Aspectos legais e responsabilidades
Política de Privacidade
MG Cidade Administrativa - Rodovia Prefeito Américo Gianetti, S/Nº
Serra Verde, Belo Horizonte, MG - CEP 31630-901
Tel. 155 - LigMinas