Tudo

Bolsa de Estudo para alunos carentes

Para facilitar o acesso de estudantes carentes ao ensino superior, o governo de Minas lançou, em março de 2007, o ProUemg, sigla que significa Processo de Seleção Socioeconômica do Programa de Bolsa de Estudo. O ProUemg irá beneficiar estudantes em sete municípios mineiros em que a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) está presente, através de fundações de ensino superior a ela associadas.

O Programa tem por objetivo prestar auxílio financeiro para quitação parcial de mensalidades escolares a estudantes cuja família apresente renda mensal por pessoa no valor máximo de um salário mínimo e meio (R$ 570,00 em valores vigentes a partir de maio). Trata-se do maior programa de bolsas de estudo lançado em Minas para alunos do ensino superior.

Para se tornar beneficiário, o aluno precisa ser aprovado em três etapas de seleção. Inicialmente, deverá ser feita uma triagem das inscrições realizadas em formulários exclusivamente disponíveis pela internet (no endereço www.uemg.br). Os pré-aprovados devem, então, apresentar documentos comprobatórios de renda e despesas que atestem a necessidade do benefício, conforme parâmetros enumerados no edital. Se aprovados nessa etapa, os candidatos poderão também receber uma visita domiciliar e participar de entrevistas, pelas quais se determinará o grau de carência do pleiteante.Ao término de todo o processo, será divulgada uma lista por ordem decrescente na classificação obtida pelos resultados das fases seletivas. O edital publicado ressalva, entretanto, que o recebimento do benefício pelos candidatos aprovados está vinculado, além da disponibilidade de recursos orçamentários e financeiros disponíveis, à assinatura de um termo de Concessão de Bolsa de Estudo. Nesse documento, o candidato aprovado deverá comprometer-se com os quesitos de freqüência e performance em suas obrigações escolares.

Os valores concedidos pelas bolsas estarão estipulados entre 50% a 80% da mensalidade, até o total de R$ 330,00. Alunos que utilizam o Programa de Financiamento Estudantil (FIES) também podem participar do processo, desde que, uma vez aprovado pela Fundação à qual sua unidade pertença, o benefício incida sobre o valor não contemplado pelo financiamento federal.

Todos os Direitos Reservados.
Aspectos legais e responsabilidades