Tudo

Conheça Minas

Dança

Minas Gerais conta com importantes grupos de dança, como o Grupo Corpo, Primeiro Ato, Mimulus e a Cia. de Dança Palácio das Artes, mantida pela Fundação Clóvis Salgado e que integra o Sistema Estadual de Cultura, entre outros.

Grupo Corpo

Grupo Corpo | Foto: José Luis Pederneiras

Foto: José Luis Pederneiras

Uma das companhias de dança mais aplaudidas e reconhecidas do mundo, o Grupo Corpo foi fundado em 1975 e apresentou sua primeira criação, Maria, Maria, em 1976. Desde então, passando pelos espetáculos Último Trem, Prelúdios, Bachiana, Uakti, Missa do Orfanato, A Criação, Variações Enigma, 21, Nazareth, Parabelo, Benguelê e Santagustin, entre outras criações, o Corpo já apresentou cerca de 30 espetáculos, sempre renovando o encantamento, a modernidade e a beleza de suas coreografias. Grande nome da dança contemporânea nacional, o grupo sintetiza a capacidade criativa e inovadora da dança mineira, capaz de reinventar e criar movimentos arrojados e de uma leveza surpreendente.

Primeiro Ato

Grupo Primeiro Ato | Foto: Guto Muniz

Grupo Primeiro Ato

Foto: Guto Muniz

Buscar a síntese do movimento, trabalhar em função da dramaturgia do gesto, dançar para sentir e emocionar são os propósitos do Grupo de Dança Primeiro Ato, que tem direção artística de Suely Machado. O Grupo Primeiro Ato exercita uma prática colaborativa de inter-relação entre os profissionais envolvidos, na criação e execução de suas obras. Os espetáculos de forte apelo estético, apuro cênico e profundo impacto emocional são frutos destes processos criativos. O Grupo Primeiro Ato se estabeleceu no cenário da dança contemporânea brasileira através de sua qualidade técnica e artística, e de sua permanente busca do essencial na expressão humana. Com seu vasto repertório, através de espetáculos, oficinas e intercâmbios com profissionais de outras artes, o grupo tem um papel importante na criação e amadurecimento de uma linguagem artística e na expansão e diversificação do público de dança.

Cia. de Dança Palácio das Artes

Cia de Dança Palácio das Artes | Foto: Paulo Lacerda

Cia de Dança Palácio das Artes

Foto: Paulo Lacerda

A Cia. de Dança Palácio das Artes é um dos grupos profissionais mantidos pela Fundação Clóvis Salgado, em Belo Horizonte. Foi fundada em 1971 por Carlos Leite, para dedicar-se a montagens de peças do repertório erudito e óperas produzidas pelo Palácio das Artes. Sob a condução de Christina Machado, desde 1999, a companhia assume os desafios do experimentalismo, valoriza os processos de criação, incentiva e promove a pesquisa, utiliza a potencialidade criadora dos bailarinos e convida diretores e coreógrafos nacionais afinados com esta proposta. Montagens recentes da Cia. como Entre o Céu e as Serras, Poderia Ser Rosa, Sonho de uma noite de verão - fragmentos amorosos, Coreografia de Cordel, Transtorna e o projeto Entremundos têm marcado o traço da pesquisa e da contemporaneidade, ampliando a presença da Cia de Dança Palácio das Artes em palcos nacionais e internacionais. www.palaciodasartes.com.br

Além das companhias de dança, Minas possui grupos que mantêm vivas as tradições danças típicas do estado. Saiba mais:

Dança de São Gonçalo

As moças se vestem de branco, excepcionalmente de rosa ou azul. Cada figurante conduz a mão um arco de madeira enfeitado de papel de seda da cor do vestido. Em certos lugares, um único homem participa da dança e comanda a função, trajado de branco, o qual desempenha o papel de São Gonçalo.

Pastorinhas

Pastorinhas | Foto: Hélio Silva

Pastorinhas

Foto: Hélio Silva

São grupos de moças e meninas que visitam os presépios das casas, relembrando os pastores em Belém. Vestem-se apropriadamente, dançam e cantam a mensagem em louvor e pedem contribuição para o natal das crianças pobres do local. As figurantes variam conforme a região, mas são imprescindíveis as figuras das pastoras, da mestra, da criança, da cigana, da estrela, da bandeireira e do anjo.

Folia de Reis ou Reisado

São grupos de homens que saem à noite, no dia 24 de dezembro. Percorrem as casas da cidade e da zona rural, representando a peregrinação dos Reis Magos, levando a mensagem do nascimento de cristo. Dançam e cantam acompanhados de instrumentos como viola, violão, rabeca, caixa, etc. Boi de Reis (ou Boi de Janeiro, Bumba-Meu-Boi etc.), um dos mais típicos folguedos populares e, em alguns casos, participa do Reisado. A variação de nomes decorre das peculiaridades regionais e depende também da variação de elementos que figuram nas apresentações. Sua origem é portuguesa. Em síntese, é uma apresentação da captura (roubo), morte e ressurreição do Boi.

Congado

O congado reúne os Grupos de Moçambique, Catopés, Congo, Marujada, Caboclos, Vilão e Candombe.

Todos os Direitos Reservados.
Aspectos legais e responsabilidades