Francisco Antônio de Salles

Conteúdo Principal
Francisco Antônio de Salles

Governador

Francisco Antônio de Salles
Mandatos
09/07/1902 até 09/07/1906

Francisco Antônio de Salles (07/09/1902 a 07/09/1906)
Natural de Lavras (MG), nasceu em 20 de janeiro de 1863 e faleceu em 16 de janeiro de 1933
Filho de Firmino Antônio de Salles e Anna Candido de Salles
Formação: Curso de Direito - Faculdade de São Paulo - 1886

Trajetória

Francisco Salles foi alfabetizado pelo educador padre Américo Brasileiro. Em seguida, foi buscar, no Seminário de Mariana, os conhecimentos secundários e preparatórios, que concluiu em Ouro Preto, em 1881. Nesse mesmo ano, iniciou o curso de Direito em São Paulo. Durante o período acadêmico, Salles aderiu ao Clube Republicano Paulista, em pleno regime monárquico. Voltou a Lavras como bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais e abriu banca de advogado, dedicando-se à propaganda republicana e pronunciando conferências.

Francisco Salles entregou-se à militância partidária em 1891. Nessa época (após a Proclamação da República), exerceu o cargo de juiz municipal de Lima Duarte. As conferências de cunho político que realizava nas diversas cidades da região mostraram-lhe sua verdadeira vocação. Ele abandona a judicatura e passa a dedicar-se plenamente à política.

Foi indicado para o Congresso Constituinte mineiro. No período de 1891-1895, foi eleito deputado estadual constituinte. Terminado o mandato, assumiu a Secretaria das Finanças do governo de Bias Fortes. Nesse período, acumulou um cargo na Secretaria de Agricultura, Comércio e Obras Públicas, substituindo Francisco Sá.

No governo seguinte, permaneceu na Secretaria de Finanças até outubro de 1898. Como secretário de Finanças, Francisco Salles procurou imprimir mais rigor na elaboração do orçamento público, para evitar déficit. Ainda em 1898, foi eleito pelo Partido Republicano Mineiro (PRM) membro da Comissão Executiva que dirigia a vida política de Minas, e, durante muito tempo, sua liderança não foi contestada. Em 1899, foi eleito senador estadual da 3ª Legislatura, mas renunciou antes de tomar posse, por ter sido nomeado prefeito de Belo Horizonte, pelo então presidente do Estado, Silviano Brandão. Salles ocupou a Prefeitura entre janeiro de 1899 e setembro do mesmo ano.

Depois do seu curto mandato, foi enviado à Câmara Federal, que representava o ápice da carreira legislativa e funcionava como um "estágio" para cargos executivos. Em 1900, foi eleito deputado federal para a 4ª Legislatura. Nesse período, fez parte da Comissão do Reconhecimento de Poderes e foi líder da Bancada Mineira. Após a morte do presidente estadual Silviano Brandão, o nome de Francisco Salles foi indicado pelo PRM para substituí-lo. A indicação vingou, e Salles assumiu a Presidência de Minas. Dentro das realizações do novo presidente, está a organização do 1º Congresso Agrícola, Industrial e Comercial, em 1903. Desse congresso surgiram as diretrizes para a nova política econômica de Minas Gerais e do País, como o protecionismo, a legislação das águas, a regulamentação do aproveitamento do subsolo pelo Código de Minas, a valorização do café e a estabilização da moeda.

Logo após o mandato como presidente do Estado, Salles foi eleito senador federal: seu mandato era de 1906 a 1911. Em 1910, renunciou ao cargo para ser ...